Navegar

19/07/2023

Hubert Lacoin, do IMPA, recebe prêmio ISAAC

O pesquisador do IMPA Hubert Lacoin recebeu, nesta quarta-feira (19), o prêmio ISAAC (International Society for Analysis its Applications and Computation), que reconhece a cada dois anos jovens cientistas com menos de 40 anos, por méritos em análise, suas aplicações e computação. A premiação ocorreu durante um congresso do instituto em Ribeirão Preto (SP). Neste ano, a instituição sueca premiou dois matemáticos. Além do pesquisador do IMPA, Danylo Radchenko, da Universidade de Lille, na França, também foi agraciado. 

“Foi uma notícia muito boa saber que fui contemplado. Os prêmios não são as coisas mais importantes da vida, mas é sempre bom saber que seus trabalhos são reconhecidos e considerados. É uma grande satisfação”, declarou Lacoin. 

Leia mais: Folha: Escritas antigas revelam o dia a dia da humanidade
Maior evento da matemática brasileira começa dia 24 no Rio
IMPA está com duas vagas abertas para pesquisadores

Além da honraria, os dois foram convidados a palestrar no 14º congresso da instituição. Lacoin foi o único pesquisador de uma instituição brasileira a integrar o quadro de palestrantes.  Com o título, “Movimento anisotrópico por curvatura como limite de escala do modelo de Ising estocástico, o trabalho apresentado é o estudo de uma modelagem rudimentar da evolução da magnetização em um metal com baixa temperatura. Como ele explica, foi possível provar que “a linha que marca a transição de magnetização evolui de jeito determinístico, sendo determinada pela solução de uma equação diferencial chamada ‘movimento anisotrópico por curvatura’”.

“Escolhi apresentar este trabalho porque apesar do título parecer complicado é um assunto bem adequado para divulgação. A definição do modelo é simples de entender e não requer conhecimento avançado de teoria das probabilidades, que é a minha especialidade Além disso, permite fazer uma apresentação com bastante ilustrações. Dentre os meus trabalhos, é o que tem vínculo mais forte com análise, ramo da matemática relacionado ao Congresso ISAAC.”

O pesquisador do IMPA destacou ainda que o trabalho apresentado foi feito com a colaboração de colegas e o remete a boas lembranças.

Leia também: Inteligência artificial ajuda a criar índice de livros do 34º CBM
Brasil leva 6 medalhas e é o 16° em Olimpíada Internacional