Navegar

18/05/2023

IMPA seleciona bolsista para o Visgraf

O IMPA abriu chamada pública para selecionar dois bolsistas para o Programa de Capacitação Institucional (PCI), na modalidade D, nível B. O candidato deve ter formação multidisciplinar na área de Matemática Aplicada Computacional e Mídias Interativas – preferencialmente em Matemática, Ciência da Computação, Engenharia, ou áreas afins; ter título de doutor, ou com 7 anos de experiência em projetos científicos, tecnológicos após a obtenção do diploma de nível superior; ou ainda, com grau de mestre há no mínimo 4 anos. 

O contemplado vai participar de pesquisa desenvolvida no Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) – Fronteiras da Mídia. As inscrições devem ser feitas pelo preenchimento e envio de formulário para o e-mail pci@impa.br até as 23h59 de 6 de junho.

Leia mais: ‘Perseverança é fundamental na matemática’, diz Marcelo Viana
Folha: ‘Abandonada a matemática, ficamos à deriva’
USP abre inscrições para o Prêmio Gutierrez 2023

O objetivo do projeto é desenvolver uma plataforma em realidade virtual e aumentada que integre formas de entretenimento tradicionais (teatro e cinema), com recursos avançados de mídias interativas; estudar o panorama atual da área de análise e visualização de dados de mídia, de modo a identificar recursos emergentes para viabilizar novas aplicações de análise, entre outros pontos. Veja aqui mais informações.  

O candidato já deve ainda ter atuado em programação e desenvolvimento de aplicações e ter conhecimento de Unity, programação em C++, C# e Python, além de ter experiência e/ou interesse em realidade virtual, análise e visualização de dados, novas mídias e inteligência artificial. O  início das atividades está previsto para 5 de agosto. 

Com o valor mensal de R$ 4.160, a bolsa é operacionalizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e financiada com recursos oriundos do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

São requisitos obrigatórios que o candidato seja brasileiro, estrangeiro residente no Brasil em situação migratória regular no país ou estrangeiro não residente com visto de migração temporário. Também é necessário ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes e perfil e experiência adequados ao nível de bolsa PCI da candidatura.

Os candidatos não poderão ter usufruído de Bolsa PCI por prazo igual ou superior a 60 meses nem ter tido vínculo empregatício direto ou indireto ou aposentadoria pela mesma instituição executora do projeto. Quem quiser concorrer também não poderá manter vínculo empregatício com instituições ou empresas no Brasil nem acumular o auxílio com qualquer outro tipo de bolsa oriunda de qualquer instituição de fomento pública ou privada. 

As candidaturas serão analisadas com base na experiência prévia do candidato em projetos científicos, tecnológicos ou de inovação na área; na adequação do perfil do candidato ao projeto a ser apoiado e no alinhamento do histórico acadêmico e profissional do candidato às competências e atividades exigidas.

A relação de todas as candidaturas julgadas, aprovadas e não aprovadas será divulgada na página do Programa de Capacitação Institucional do IMPA, conforme o cronograma.

Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para pci@impa.br. Acesse aqui outras informações.

Leia também: Olimpíada Mirim-OBMEP traz novidades para os estudantes
Encontro Mulheres Matemáticas reúne 150 estudantes