Navegar

17/05/2023

‘Perseverança é fundamental na matemática’, diz Marcelo Viana

Em um passeio pelo desenvolvimento do pensamento matemático desde o Egito Antigo e Mesopotâmia até avanços mais modernos, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, conversou com mais de 150 alunos do Ensino Médio sobre funções do primeiro até o quinto grau. A palestra “F (x) = 0” foi apresentada nesta quarta-feira (17), durante o II Congresso Firjan SESI Matemática, na unidade da Firjan da Tijuca.

Na ocasião, o diretor-geral incentivou os jovens que têm interesse na matemática a explorarem os aspectos mais desafiadores da disciplina com dedicação e “trabalho duro”. 

“Tanto na pura quanto na aplicada, as soluções não são fáceis de encontrar. Ao contrário do que acontece em sala de aula, quando o professor dá um exercício para devolver no final, na pesquisa você tem problemas que precisam de mais tempo. Podemos passar dias, semanas, meses ou anos levando uma ‘surra’. No final, depois de um tempo, começa a aparecer uma ideia ou um caminho. Mas a perseverança é fundamental para não desistir na matemática”, disse Marcelo Viana.

Leia mais: Folha: ‘Abandonada a matemática, ficamos à deriva’
USP abre inscrições para o Prêmio Gutierrez 2023
Olimpíada Mirim-OBMEP traz novidades para os estudantes

Os desafios matemáticos fazem parte da rotina dos jovens presentes, que são estudantes das escolas do SESI Rio de Janeiro, SESI Ceará, Colégio Pedro II e Lycée Moliére. O grupo participa do projeto Math en Jens, uma parceria da associação francesa de mesmo nome com a Firjan, que promove a iniciação científica.

O programa consiste em desafiar os jovens participantes com problemas matemáticos. Em setembro de 2022, sete pesquisadores selecionaram as questões que foram trabalhadas pelos alunos. As soluções encontradas são apresentadas no encontro, que vai até amanhã (18). Os grupos são acompanhados por um professor da própria escola e orientados por um pesquisador de matemática.

Um dos participantes é Kauã Conceição, de 17 anos, da Firjan SESI em Três Rios, que elogiou a participação do diretor-geral do IMPA no congresso. “Achei a palestra incrível. Eu já conhecia o IMPA, porque gosto muito das exatas, e acompanhava de longe algumas aulas publicadas pelo instituto. Foi muito interessante ver o aprofundamento do polinômio na equação.”

Kauã Conceição

A diretora da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Walcy Santos, participou desta edição do projeto. A pesquisadora, que ficou responsável por propor quebra-cabeças para algumas equipes de alunos, destaca a curiosidade e “energia contagiante” dos jovens.

“Esse evento é um grande estímulo à pesquisa para alunos do ensino médio! É uma maneira dos jovens descobrirem a pesquisa em matemática. Estou impressionada porque eles estão muito animados! Os alunos estão seguros, aprenderam bem e estão com bastante gosto pelo que fizeram”, comentou a pesquisadora.

A programação do evento tem ainda apresentação de banners, mesas-redondas, oficinas e outras palestras.


Leia também: Encontro Mulheres Matemáticas reúne 150 estudantes
Carolina Araujo é diplomada como membro titular da ABC