Navegar

16/05/2023

USP abre inscrições para o Prêmio Gutierrez 2023

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2023, que busca a melhor tese de doutorado na área de matemática defendida no Brasil. A iniciativa é promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e concede R$ 3 mil ao vencedor. As inscrições estão abertas até 31 de maio.

Das 14 edições do prêmio, dez foram conquistadas por alunos do IMPA. Para reconhecer a melhor tese da área de matemática do ano anterior, a premiação considera os critérios de originalidade e qualidade. O trabalho deve ter sido defendido e aprovado em 2022. Mais informações estão disponíveis no edital. As inscrições podem ser feitas pelo autor ou orientador do trabalho no formulário deste link.

Leia mais: Olimpíada Mirim-OBMEP traz novidades para os estudantes
Confira as oportunidades de trabalho no IMPA
Encontro Mulheres Matemáticas reúne 150 estudantes

A cerimônia de premiação acontecerá em 25 de setembro, às 14h, no ICMC. No ano passado, o prêmio foi concedido ao trabalho “Sístoles e superfícies mínimas em 3-variedades com bordo”, de Eduardo Rosinato Longa, do  Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), sob orientação de Paolo Piccione, professor do mesmo instituto.

Doutora pelo IMPA, Letícia Mattos levou menção honrosa na última edição. O trabalho “Propriedades Combinatoriais de Grafos e Matrizes Aleatórios” foi defendido em 2021, com orientação de Robert Morris, também do instituto. Na tese, Letícia estudou dois dos principais objetos em combinatória probabilística: matrizes aleatórias e grafos aleatórios.

O Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon foi criado em 2009 para homenagear o pesquisador peruano, que foi mestre e doutor pelo IMPA. Gutierrez foi pesquisador assistente e titular do instituto até 1999. Durante o período, visitou centros de matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology. 

Após deixar o IMPA, ele atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização do grupo de pesquisa em Sistemas Dinâmicos. Em sua carreira, publicou mais de 70 artigos, orientou sete alunos de doutorado e 20 de mestrado.

Leia também: Carolina Araujo é diplomada como membro titular da ABC
Plantio de 5.529 mudas no novo campus do IMPA completa 1 ano