Navegar

05/08/2021

Calendário 2021/2022 da SBPC homenageia fundadores do IMPA

Erguer o instituto que se tornou um dos mais destacados centros de pesquisa do mundo não é tarefa fácil. Por este esforço e também por suas contribuições individuais fundamentais para a pesquisa matemática, os fundadores do IMPA Leopoldo Nachbin (1922-1993) e Maurício Peixoto (1921-2019) estão entre as personalidades homenageadas no calendário 2021-2022 da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A edição cobre o período de julho de 2021 a dezembro de 2022 e reconhece personagens notórios para o desenvolvimento científico nacional, além de  resgatar a história de grandes momentos para o país, como a Semana de Arte Moderna e os Duzentos anos da Independência do Brasil.

A folhinha destaca o impacto do “Teorema de Peixoto”, considerado “um marco na matemática mundial” para a área de sistemas dinâmicos. “Além de um matemático precursor na sua área, [Peixoto] foi um grande incentivador da pesquisa científica no Brasil. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (1975-77), do CNPq (1979-80) e da Academia Brasileira de Ciências (1981-91)”, informa o texto.

Leia mais: Na Folha, Marcelo Viana fala da unidade da matemática
Presidente reeleito da SBM fala sobre desafios da nova gestão
Ulcigrai e Nonato são destaque no Colóquio

Descrito como “um grande matemático brasileiro”, o pernambucano Nachbin foi relembrado pela notoriedade que sua pesquisa obteve. “Seus trabalhos alcançaram projeção na comunidade científica internacional, tornando-o o primeiro brasileiro a proferir uma palestra no Congresso Internacional de Matemáticos, em Estocolmo.” O calendário também recupera um trecho da crônica “As grandes punições”, na qual a escritora Clarice Lispector descreve a amizade que teve com Nachbin durante a infância. “Foi no primeiro dia de aula do Jardim da Infância do Grupo Escolar João Barbalho, na Rua Formosa, em Recife, que encontrei Leopoldo. E no dia seguinte já éramos os dois impossíveis da turma”, escreveu Lispector.

“O calendário da SBPC é uma bela homenagem a instituições e cientistas brasileiros que contribuíram de forma fundamental no amanhecer e progresso da nossa Ciência. Dá muito orgulho termos dois matemáticos fundadores do IMPA sendo homenageados. Meu pai certamente estaria muito feliz em estar junto com seu colega Maurício Peixoto, além de ter sua citação feita no mês do seu centenário”, comentou o pesquisador do IMPA André Nachbin, filho de Leopoldo.

O físico Oscar Sala, a matemática Marília Chaves Peixoto, a oceanófraga Marta Vannucci e o médico Oswaldo Cruz também foram homenageados pela iniciativa. O calendário também destaca os 70 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).

Clique aqui para baixar o calendário 2021/2022 da SBPC.

Leia também: IMPA seleciona programadores em JAVA e PHP
Belotto e Ellenberg marcam segundo dia do 33º CBM