Navegar

03/08/2021

Presidente reeleito da SBM fala sobre desafios da nova gestão

O presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) Paolo Piccione foi reeleito para o cargo por mais dois anos, até 2023. Na cerimônia de posse da nova diretoria, o professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), agradeceu o trabalho desenvolvido para que a sociedade se tornasse forte e relevante, inclusive na comunidade internacional. 

“Se hoje a SBM tem uma posição de grande prestígio na comunidade nacional e internacional é devido ao trabalho de todos os presidentes e diretores anteriores, a quem agradeço aqui por terem criado uma sociedade tão forte. É na base deste trabalho realizado que, hoje, estamos aqui olhando para o futuro”, declarou Piccione, em cerimônia virtual durante o 33º Colóquio Brasileiro de Matemática, realizado pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) até a próxima sexta-feira (06).

Leia mais: Belotto e Ellenberg marcam segundo dia do 33º CBM
Colóquio mostra a vitalidade da matemática brasileira
Luiz Gustavo Nonato: a ciência de dados no combate à violência

O matemático italiano trabalha com geometria diferencial, geometria Riemanniana e análise matemática. Desde 1996, é professor da Universidade de São Paulo e tornou-se presidente da Sociedade Brasileira de Matemática em 2017. A vice-presidente eleita é a professora da Universidade de Brasília Jaqueline Mesquita.

O presidente da SBM aproveitou para agradecer aos novos membros da diretoria, entre eles, os pesquisadores do IMPA Roberto Imbuzeiro, diretor, e Carlos Gustavo Moreira, o Gugu, membro do conselho diretor. Eles ocuparão os cargos de agosto de 2021 a julho de 2023.

“Quando pensei em uma nova proposta de diretoria, levei em conta a confiança total sobre a qualidade do trabalho que vocês desenvolvem e a relação bastante próxima de amizade com cada um. Nós temos pela frente grandes desafios, todos extremamente ambiciosos que só vamos conseguir com o envolvimento de todos”, ressaltou Piccione. 

Durante o evento, foram concedidos dois títulos de associados honorários da SBM, a Maria Aparecida Soares Ruas e a Márcio Gomes Soares. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, destacou que “a distinção deveria estar apoiada em um tripé: a contribuição científica e a pesquisa, a descoberta e o incentivo à formação de novos pesquisadores e, em terceiro lugar, uma contribuição à comunidade matemática nacional. Os dois homenageados deste ano cumprem os requisitos de forma primorosa.”

A pesquisadora Maria Aparecida Soares Ruas é professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP São Carlos. Já foi membro do conselho diretor da Sociedade Brasileira de Matemática e é uma liderança internacional na área de teoria das singularidades. O professor emérito da UFMG Márcio Gomes Soares foi presidente da SBM e é referência em teoria das folheações.

Durante a apresentação, Paolo Piccione também apresentou um balanço das contas e atividades da Sociedade de sua primeira gestão, nos últimos dois anos.

Leia também: Na Folha, Viana fala de uma importante descoberta de Gauss
Temos que olhar para a diversidade regional, diz Salazar