Navegar

03/08/2021

Ellenberg e Belotto marcam segundo dia do 33º CBM

 

Depois da abertura com um público recorde de 2.440 inscritos, o segundo dia do 33º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), nesta terça-feira (3), foi marcado por palestras com novas perspectivas, descontração e público de diversas partes do Brasil e do mundo. 

Na plateia virtual, que acompanha programação pelo  canal do Colóquio no YouTube e pelo Zoom, estavam participantes de diferentes partes do Brasil e do mundo, desde o município de Quatipuru, no Pará, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, até cidades da Alemanha e de Portugal, passando por Buenos Aires, na Argentina.  

Leia mais: Carneiro propõe problema para espalhar ‘alegria matemática’ nas escolas
Colóquio mostra a vitalidade da matemática brasileira
Luiz Gustavo Nonato: a ciência de dados no combate à violência

O dia começou com a palestra de divulgação “Sobre a regularidade das geodésicas em geometria sub-Riemanniana”, do matemático brasileiro André Belotto, da Universidade de Aix-Marseille. Com muitos exemplos práticos e didáticos, Belotto explicou o comportamento das geodésicas, as curvas que minimizam a distância entre dois pontos, em condições de restrições da geometria sub-Riemanniana, o foco de sua palestra. 

Para isso, Belotto usou ilustrações dessas curvas em situações como a manobra de um carro e até respondeu ao problema da rainha Dido – uma lenda sobre uma rainha que foi até o norte da  África pelo Mediterrâneo muito usada na física e na matemática – através de uma geodésica. 

Pela tarde, foi a vez do norte-americano Jordan Ellenberg, da Universidade de Wisconsin, fazer a segunda plenária do 33º CBM. Também com bastante descontração, Ellenberg conversou com o público virtual sobre o tema de sua palestra, “Upper bounds for rational points”. Vencedor do prêmio da Fundação Guggenheim de 2015, Ellenberg é também autor do best seller “O Poder do Pensamento Matemático: a ciência de como não estar errado”, lançado no Brasil pela editora Zahar e traduzido para dezenas de idiomas. 

Na palestra, Ellenberg fez questão de destacar que a versão brasileira foi a primeira a ser lançada fora de seu país.  “O Brasil foi o primeiro país a se interessar pelo meu livro, por isso é sempre bom visitar o IMPA. Esta é a minha segunda ‘visita’. A primeira foi presencial, e espero que a próxima também seja”, disse Ellenberg, que falou ao público sobre geometria algébrica e teoria dos números. 

As palestras desta terça-feira (3) estão disponíveis no canal do Colóquio no YouTube. A programação do evento continua ao longo desta semana, com mais plenárias, palestras divulgações e cursos. Não perca!

Leia também: Na Folha, Viana fala de uma importante descoberta de Gauss
Temos que olhar para a diversidade regional, diz Salazar