Navegar

04/08/2021

Ulcigrai e Nonato são destaque no Colóquio

No terceiro dia do 33º Colóquio Brasileiro de Matemática, nomes de relevância na matemática nacional e internacional foram destaque na programação. Enquanto a pesquisadora italiana Corinna Ulcigrai falou sobre sistemas dinâmicos parabólicos que exibem uma forma lenta de “efeito borboleta”, o matemático Luis Gustavo Nonato explicou como a ciência de dados pode ser utilizada na elaboração de políticas públicas mais eficientes.

Corinna Ulcigrai pesquisa teoria ergódica, sistemas dinâmicos e dinâmica de Teichmueller; com foco no que ela chama de “sistemas lentamente caóticos”, com o objetivo de descobrir mecanismos que tornam até mesmo sistemas simples caóticos e difíceis de prever, e desenvolver ferramentas matemáticas que possam ajudar a entendê-los. Na palestra plenária “Parabolic flows and slow chaos”, ela fez um levantamento de alguns dos avanços recentes na compreensão das características caóticas típicas e dos principais mecanismos que as explicam, alcançados através da exploração de uma mistura de técnicas dinâmica, analítica e geométrica. 

Leia mais: Belotto e Ellenberg marcam segundo dia do 33º CBM
Presidente reeleito da SBM fala sobre desafios da nova gestão
Luiz Gustavo Nonato: a ciência de dados no combate à violência

Professora da Universidade de Zurique, a italiana recebeu o European Mathematical Society Prize em 2012 e o Whitehead Prize em 2013. Em 2020, conquistou o Prêmio Michael Brin em Sistemas Dinâmicos, a mais importante distinção da área. Durante o evento, realizado este ano de forma virtual, ela interagiu com os participantes que mandaram comentários e agradeceu por participar do Colóquio: “É uma pena que eu não possa estar com vocês pessoalmente. Mas se o evento não fosse online, com as minhas atividades, eu provavelmente não conseguiria estar aqui hoje. Então, também há vantagens nesse formato digital.”

Já o pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, Luis Gustavo Nonato, falou sobre um projeto coordenado por ele que busca identificar padrões de crimes e criar ferramentas que permitam prever novos casos no futuro. Na palestra de divulgação “Inteligência de Dados para Segurança Pública”, ele explicou como inúmeros fatores, como condições de trânsito e climáticas, densidade populacional e condições socioeconômicas, influenciam no número de ocorrências criminais. O matemático detalhou ainda como a análise dessas informações pode auxiliar na construção de políticas públicas mais eficientes.

“A ciência de dados vem revolucionando a maneira como as políticas públicas são planejadas no mundo todo e isso também está começando a acontecer no Brasil. Nós temos recebido ligações de muitas secretarias de segurança, órgãos do governo, até mesmo o judiciário, para pedir ajuda para otimizar os processos e melhorar a eficiência das políticas públicas com base em evidências”, destacou Nonato. Ele lembrou ainda que a área ainda tem muita demanda, mas ainda são poucos os profissionais especializados.

O pesquisador falou ainda sobre como decidiu estudar ciência de dados enquanto era professor visitante da Universidade de Nova York a partir de uma palestra sobre um projeto para melhorar a fiscalização sanitária em Chicago: “Havia um número muito reduzido de fiscais e um número gigantesco de restaurantes. A solução foi montar um sistema de machine learning com base nas informações de aplicativos de avaliação de restaurantes para ranquear os estabelecimentos de acordo com os comentários negativos a fim de alocar os fiscais onde a necessidade fosse maior. Em menos de um ano, o número de restaurantes bem avaliados cresceu enormemente. E esse mecanismo começou a ser usado em várias áreas: para evitar incêndios, evitar episódios de violência policial, por exemplo. Essa é uma solução relativamente simples, mas que pode ter um impacto social muito grande.” 

O 33º Colóquio Brasileiro de Matemática será realizado até a próxima sexta-feira (06) de forma virtual e conta com atividades como palestras plenárias e de divulgação, além de cursos. Os vídeos das apresentações estão disponíveis na página do evento no YouTube.

Leia também: Carneiro propõe problema para espalhar ‘alegria matemática’
Colóquio ajudou a consolidar a matemática brasileira, diz Viana