Navegar

12/09/2019

Portal da Matemática ganha ‘Play de Prata’ do YouTube

Parte da equipe do Portal da Matemática com o ‘Play de Prata’

O canal Portal da Matemática conquistou o “Play de Prata” do YouTube. A placa é concedida aos canais que atingem a marca de 100 mil inscritos. Inaugurado em 2013 e coordenado pelo diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, o canal já subiu mais de 3 mil vídeos para a plataforma e conta com uma equipe de mais de 30 professores.

O professor Sandro Vinícius de Araújo, uma das estrelas do canal, falou sobre o significado da conquista da placa. “É de uma importância enorme. A quantidade de acessos que temos hoje mostra que a gente conseguiu divulgar o trabalho da Matemática Brasil afora. Estamos dando acesso à Matemática de qualidade para muitos que não tinham. Por isso o troféu não é só importante para a gente, mas para a educação como um todo”, afirmou. 

Leia também: Na Folha, Viana fala da diferença que faz um bom professor
A matemática na análise de fenômenos comportamentais
No RJTV, Luiz Felipe Lins e o ensino criativo da Matemática

Primeiro professor a gravar um vídeo para o canal, Fábio Henrique também comentou a satisfação com a novidade. “Tivemos um reconhecimento externo com a chancela do YouTube, que é a entidade laureada para avaliar este tipo de serviço. Esse reconhecimento veio para um trabalho que não tem divulgação profissional e nem fins lucrativos e vem cumprindo com seu objetivo de melhorar a educação no país”, disse.

Josimar Silva, professor que já gravou mais de 100 vídeos para o canal, falou do diferencial do projeto. “O que fazemos no Portal é a aula tradicional bem feita. O ensino da Matemática é basicamente exposição de ideias. Tem que haver uma parte expositiva que, sendo bem feita,  tem um valor muito grande”, ressaltou.

O Portal da Matemática integra o Portal OBMEP do Saber, e foi criado com o objetivo de complementar o aprendizado da matemática, disponibilizando, gratuitamente, videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos interativos. O material abrange a grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de tópicos adicionais que não costumam ser abordados na Educação Básica.

Os materiais do Portal estão organizados em módulos, e cada um deles está associado a algum ano do Portal, dependendo do assunto abordado. Nele, é possível encontrar testes com perguntas dissertativas e de múltipla escolha. Além disso, os usuários podem passar por uma avaliação geral dos módulos e, caso aprovados, podem obter um certificado on-line. Os professores da rede também podem formar turmas, trocar mensagens e acompanhar o andamento de seus alunos dentro do Portal.

Leia também: Estão abertas as inscrições para 2ª OBMEP – Nível A
Omar Alvarez defende tese em geometria de Poisson