Navegar

05/03/2021

Livro reúne Histórias Inspiradoras da OBMEP

Estimular o estudo da matemática no país, identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio do conhecimento são três pilares da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Mas a maior competição científica do país também é construída a partir de histórias de coordenadores, professores e alunos de todo o país, que motivam novos participantes a mergulhar no universo dos números. O livro “Histórias Inspiradoras da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”, motivado pela seção de mesmo nome no site da OBMEP, reúne relatos de dezoito medalhistas e está disponível gratuitamente para download

Na abertura da publicação, o coordenador geral da OBMEP, Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA, destaca o privilégio de poder conhecer alunos e professores inspiradores nas visitas e premiações pelo país. “Algumas dessas histórias são contadas neste livro, mas não posso deixar de lembrar de outras tantas que me comoveram. São elas que me incitam a prosseguir à frente da OBMEP, estimulando alunos, despertando vocações e ajudando professores, por uma matemática e um Brasil melhores”, pontua Landim. 

Leia mais: Em artigo de divulgação, Luis Florit introduz a topologia
Na Folha de S. Paulo, a bela fórmula de Euler
Da prisão, americano fez avanços na teoria dos números

O livro reúne uma série de depoimentos sobre a descoberta de habilidades matemáticas, dedicação aos estudos e esforço de alguns dos participantes. Entre as histórias de alguns dos 18 milhões de participantes de 99,4% dos municípios do país, há em comum a vontade dos protagonistas de concretizar sonhos e alcançar a realização profissional, muitas vezes, pela aproximação com a matemática. 

Como Renato Santos da Silva, que saiu da periferia de Teresina para ser professor na Universidade Federal do Piauí. “O Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) me possibilitou entrar na pós-graduação e também no concurso público. No bairro de favela de onde venho, as pessoas não têm muita oportunidade”, conta o jovem no livro. 

Caminho similar seguido pelo mineiro Felipe Machado. Após participar do PICME, o jovem viu na engenharia em radiofrequência uma possibilidade de carreira profissional. “O programa me trouxe grande ajuda financeira e acadêmica. Sem ele, teria que trabalhar e não poderia estar no curso, que era em tempo integral.” 

Site do IMPA irá publicar os depoimentos

Para marcar a semana do Dia Internacional da Matemática, em 14 de março, os depoimentos que fazem parte das “Histórias Inspiradoras da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas” vão passar a ser publicados quinzenalmente no site e nas redes sociais do IMPA, sempre às segundas-feiras.

“A medalha foi uma luz no meu caminho, um sinal, me ajudou a escolher matemática na hora de fazer faculdade”, relata a paraense de Chopinzinho e medalhista de prata da OBMEP Jéssica Bóschi. 

Baixe o livro aqui! 

Leia também: O desafio de Arquimedes para contar grãos de areia
IMPA seleciona programadores para cargos de TI