Navegar

02/05/2022

IMPA é indicado ao Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo

O IMPA está concorrendo ao Prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal O Globo em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Em sua 19ª edição, a iniciativa faz homenagem a brasileiros e instituições que, em 2021, serviram de inspiração por seus trabalhos e dedicação. O instituto está concorrendo na categoria Ciência e Saúde pelo início da construção do novo campus, cujo projeto ganhou um prêmio internacional de sustentabilidade. Os vencedores serão definidos pelos votos de um júri formado por jornalistas e ganhadores de 2020, e do público. Clique aqui para votar.

Não é a primeira vez que o IMPA é indicado ao Prêmio Faz Diferença. Em 2015, o instituto foi o vencedor na categoria Sociedade/Educação, pela contribuição enquanto centro de excelência em pesquisas. No mesmo ano, o pesquisador do IMPA Artur Avila, primeiro ganhador da medalha Fields formado em uma instituição do hemisfério Sul, levou o prêmio na categoria Sociedade/Ciência. 

Leia mais: Herrera se encantou pela ‘língua do universo’ em olimpíada
Festival Nacional da Matemática abre inscrições para voluntários
Na Folha, Viana comenta avanço computacional e matemático

A 19ª edição do prêmio destacou o caráter sustentável do novo campus do IMPA, que será mais um passo do instituto em direção à expansão de suas atividades. O projeto foi premiado em 2017 pela mais importante competição internacional de projetos sustentáveis em Arquitetura, o Prêmio Reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim, da Suíça. 

Na categoria Ciência e Saúde, estão concorrendo com o IMPA o pediatra e infectologista Renato Kfouri e o biólogo Tulio de Oliveira. Kfouri é uma das vozes mais ativas no esclarecimento sobre vacinas, em especial para crianças. Já Oliveira foi um dos responsáveis por sequenciar a variante Ômicron da Sars-CoV-2 na África do Sul, escolhido como um dos cientistas do ano pela revista científica britânica “Nature” em 2021.

Os jurados da categoria Ciência e Saúde são Adriana Dias Lopes (editora de Saúde); Helio Gurovitz (editor de Opinião); Ana Lucia Azevedo (repórter especial); Representantes de Fiocruz e Butantan (vencedores na categoria em 2020). O público também pode votar pela internet. Clique aqui para participar! 

Leia também: 2º Encontro Mulheres Matemáticas abre inscrições 
Meninas Olímpicas do IMPA tem dia de diversão no instituto