Navegar

25/04/2022

2º Encontro Mulheres Matemáticas abre inscrições

Em um cenário no qual as mulheres representam cerca de 33% dos pesquisadores de todo o mundo, discutir a representatividade de gênero na ciência faz-se ainda mais necessário. Na matemática, há uma data especial para pensar esta agenda. O Dia Internacional das Mulheres na Matemática, comemorado em 12 de maio, homenageia a iraniana Maryam Mirzakhani (1977-2017), que se tornou a primeira mulher a receber a medalha Fields, em 2014. Neste ano, o IMPA aproveita a ocasião para promover o 2º Encontro Mulheres Matemáticas do IMPA. As inscrições estão abertas até 10 de maio e as atividades serão transmitidas pela plataforma Zoom.  

O evento é organizado por alunas do instituto e vai proporcionar uma conversa sobre a realidade da carreira acadêmica para mulheres, como o dia a dia das cientistas na pesquisa acadêmica e a transição da graduação ao mestrado, do mestrado para o doutorado e por aí em diante. O objetivo é discutir sobre a lacuna de gênero na matemática e promover uma troca de experiências entre as participantes. 

Leia mais: Em coluna na Folha, Viana fala sobre “polícia celestial”
Prêmio Gutierrez busca melhor tese na área da matemática 
Fabiele Loterio realiza sonho de cursar pós-graduação no IMPA
 

A programação conta com sessões temáticas, bate-papo entre alunas do IMPA e uma mesa redonda com as pesquisadoras do instituto Carolina Araujo e Luna Lomonaco; Maria Eulália Vares, do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Patrícia Gonçalves, da Universidade de Lisboa. 

Para mais informações, entrar em contato com encontromulheresimpa@gmail.com. A data será celebrada também em outros eventos no Brasil e no mundo. A programação está listada na página neste link

Leia também: Centro Pi é destaque em reportagem da TV Brasil
Alunos do IMPA são premiados em Maratona de Programação