Navegar

04/05/2022

Festival Nacional da Matemática abre inscrições para voluntários

Já estão abertas as inscrições para os interessados em participar como voluntários no Festival Nacional da Matemática. A 2ª edição do evento, realizado pelo IMPA e pela Sociedade Brasileira de de Matemática (SBM), vai acontecer entre 29 de setembro e 1º de outubro de 2022, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O objetivo é multiplicar o conhecimento de forma lúdica, interativa e divertida, despertando o interesse pela matemática entre crianças e jovens.

Educadores, jovens estudantes e apreciadores da matemática que queiram colaborar com o evento podem se candidatar até 1º de julho no site do Festival Nacional da Matemática. Os inscritos passarão por entrevista entre 18 e 22 de julho e o resultado final será divulgado até 2 de agosto. Para se candidatar, é necessário ter 18 anos ou mais e concordar com os termos do voluntariado. Os selecionados terão direito a transporte, alimentação e uniforme. 

Leia mais: Na Folha, Viana comenta avanço computacional e matemático
Meninas Olímpicas do IMPA tem dia de diversão no instituto
‘Matemática precisa do seu próprio ar’, diz doutoranda

“Para mim, foi muito gratificante saber que, de alguma forma, eu contribui para a evolução do ensino da matemática. Ainda que a minha participação tenha sido pequena, eu sei que ela fez diferença. Foi muito marcante ver os alunos da rede pública e privada tendo acesso ao mesmo conteúdo, interagindo, brincando e aprendendo juntos”, disse Raílton Carvalho, voluntário da primeira edição do Festival, em 2017.

A programação vai de 9h às 19h na quinta (29) e sexta-feira (30) e de 10h às 20h no sábado (1º). Com visitação escolar nos dois primeiros dias e atividades abertas ao público na sexta e no sábado. O programa conta com oficinas, como jogos, quizzes ou instalações, a fim de popularizar o ensino da matemática. Além disso, serão realizadas exposições, cineclubes, palestras e mesas redondas. 

Inscrições para oficinas continuam abertas até 15 de maio

Os interessados em elaborar oficinas e outras atividades durante o evento podem se inscrever até 15 de maio pelo site do Festival Nacional da Matemática. A seleção será feita a partir de um processo seletivo aberto a qualquer pessoa ou escola que tenha um projeto voltado para matemática. Os selecionados serão anunciados até 1º de julho, na página do Festival Nacional da Matemática.

Para participar, é necessário ter 16 anos ou mais e elaborar uma atividade que desperte o interesse pela matemática, mostre a sua importância e demonstre sua presença em cada aspecto da vida cotidiana. A avaliação será virtual e seguirá critérios como criatividade, princípios matemáticos e originalidade. Quem se apresentou ou concorreu à participação no Festival da Matemática de 2017 poderá repetir a submissão para a edição de 2022, seja em versão original ou aperfeiçoada. Já os candidatos que se inscreveram na seleção aberta em 2020 já estão concorrendo para esta edição do evento.

As apresentações deverão ser feitas individualmente, tendo pelo menos um co-autor ou colaborador para dar suporte durante a apresentação. Os selecionados devem ter disponibilidade para participar dos três dias do festival, em todo o horário de funcionamento. Também será preciso comparecer à Marina da Glória em dias e horários combinados para a realização da montagem e preparação do trabalho.

A 1ª edição do Festival Nacional da Matemática, realizada em 2017, reuniu mais de 18 mil pessoas ao longo dos quatro dias. Com entrada gratuita, o Festival aconteceu em três pontos do Rio – Escola Eleva, em Botafogo, Escola SESC de Ensino Médio, em Jacarepaguá e na Nave do Conhecimento Cidade Olímpica, no Engenho de Dentro. Os participantes puderam assistir a palestras de divulgadores internacionais e de jovens talentos matemáticos em oficinas e filmes de curta duração, além de conferirem a exposição Imaginary, inédita no país.

Leia também: 2º Encontro Mulheres Matemáticas abre inscrições 
Prêmio Gutierrez busca melhor tese na área da matemática