Navegar

15/02/2023

ALGA: congresso recebe visitante mirim

Foto: Arquivo pessoal

Entre palestrantes brasileiros, estrangeiros e diversos estudantes que participaram da 15ª ALGA (Commutative Algebra and Algebraic Geometry), um pequeno “pesquisador” chamava atenção nos corredores do IMPA durante o evento: o mineiro Bento Andrade Almeida, de apenas dois aninhos. 

Apesar da pouca idade, o menino já acumula experiência em ambientes matemáticos, como conta a mãe, Aline Vilela Andrade, que integrou, ao lado do marido Charles Almeida, o quadro de palestrantes do congresso. Ambos são pesquisadores da UFMG  (Universidade Federal de Minas Gerais).  

Leia mais: Na Folha, confira o quebra-cabeça de Leonhard Euler
Medalhistas da OBMEP poderão concorrer a 25 bolsas de R$ 900
6ª edição do Prolímpico tem número recorde de inscritos

“Tentamos uma colônia de férias para ele, mas não deu certo. Então, resolvemos levá-lo. Ele está acostumado com a rotina do departamento de matemática. Levamos ele bastante para o trabalho. Ele já foi aplicar algumas provas e o primeiro congresso dele foi a Jornada de Propriedades de Lefschetz em Pernambuco.”

A frequência do pequeno Bento nos eventos matemáticos se deve a ausência de rede de apoio dos pais. Aline e Charles cresceram em São Paulo, mas residem em Minas Gerais, longe de parentes. Para entretê-lo, estojo com giz de cera e desenhos para colorir entram em ação!

Volte sempre, Bento!  

Leia também: Webinário discute desafios na cobertura da Matemática
Cientista Alfred Wallace é tema da 18ª OBMEP