Navegar

20/09/2022

IMPA 70 anos: uma vida entre as flores do instituto

Em 15 de outubro, o IMPA completa 70 anos. E nem só de salas de aulas e pesquisa se construiu essa história. Uma das belezas da sede do instituto, inaugurada em 1981, são seus jardins – repleto de flores, árvores e abrigo de uma infinidade de pássaros e cantos, trilha sonora do dia a dia no local. 

O apelido de um dos responsáveis pelo cuidado com os quintais do IMPA dá pistas sobre sua função: Paulo “Folha”. Ele é o jardineiro chefe do instituto, encarregado da poda das árvores, plantio de espécies, limpeza do jardim, adubagem, regagem, preparo de arranjos e manutenção. 

Leia mais: Festival mostra que matemática pode ser divertida e inovadora
‘Independências’: 2º episódio aborda matemática e medicina
Confira as oportunidades de trabalho no IMPA

“Ganhei esse apelido quando ainda atuava na área da limpeza. Passava os dias varrendo o chão, sempre cheio de folhas que caiam das muitas árvores daqui. Um colega começou a brincar e me chamar de “Folha”. O apelido pegou”, recorda. 

Paulo Pacheco da Silva é um dos funcionários mais antigos do IMPA. “Folha” passou boa parte dos seus 58 anos cuidando das azaleias e alpínias do IMPA, duas das espécies mais abundantes de seus quintais. Outra planta característica é o Amendoim Grama – arbusto que se espalha pelas encostas do instituto – fundamental para fixar o solo e evitar erosão.

“Comecei no instituto com 18 anos. Foi um dos meus primeiros trabalhos. No início, atuava na limpeza. Depois, virei ajudante de jardinagem. Aprendi o ofício com o antigo jardineiro do IMPA. Hoje, sou o jardineiro profissional”, diz. 

Ele entrou no instituto em 1986, apenas cinco anos depois da inauguração da sede própria do IMPA, localizada no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. “Adoro ficar junto à natureza. É o que mais gosto na minha função. O IMPA é um local calmo e ótimo para se trabalhar”, afirma. 

Ao longo de sete décadas, muitas outras pessoas participaram da construção e consolidação do instituto. Na série Histórias do Impa, nove funcionários e ex-funcionários narraram suas lembranças e curiosidades sobre o trabalho e relação com o IMPA. Os episódios podem ser vistos na página do instituto no YouTube

Leia também: Linguagem de programação Lua recebe medalha Pedro Ernesto
Prêmio IMPA de Jornalismo está com inscrições abertas