Navegar

14/09/2022

Linguagem de programação Lua recebe medalha Pedro Ernesto

Lua, uma linguagem de programação poderosa, eficiente e leve, foi mais uma vez reconhecida pela sua importância e destaque no cenário mundial. Nesta terça-feira (13), os pesquisadores Luiz Henrique de Figueiredo, do IMPA, Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes, da PUC-Rio, receberam a medalha Pedro Ernesto, mais alta comenda do município do Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega da medalha aconteceu no auditório do Rio Datacentro, na PUC-Rio.

Criada em 1993, Lua foi projetada, implementada e desenvolvida no Brasil, por uma equipe do Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica (Tecgraf), da PUC-Rio, e atualmente é desenvolvida no laboratório LabLua do Departamento de Informática da universidade. A linguagem é usada em aplicações industriais, com ênfase em sistemas embutidos e jogos, como nos videogames World of Warcraft e Angry Birds.

Leia mais: Em coluna na Folha, Viana propõe desafio matemático
Seminário debate ensino da matemática nas escolas

200 anos de independência, matemática e história

“A linguagem começou pequena, no Tecgraf, e dominou a indústria de jogos durante algum tempo. Agora, está solta no mundo! A importância desta medalha é o reconhecimento para produtos de sucesso do Brasil, em particular do Rio de Janeiro, produzidos em instituições de excelência”, comentou Luiz Henrique.

O vereador Marcelo Arar (PTB) presidiu a mesa, que contou com a presença de Chicão Bulhões, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio. Os homenageados receberam medalhas e discursaram para o público de pesquisadores, alunos e familiares presentes na cerimônia. “Espero que Lua possa ser mais um ícone na identificação do Rio de Janeiro como um polo de tecnologia e inovação!”, afirmou Waldemar.

Roberto Ierusalimschy completou agradecendo a honraria, que comprova mais uma vez a importância de Lua. “É difícil, para quem não é da área, entender a vida de uma linguagem de programação. Uma organização, ao adotar uma linguagem para o projeto, está assumindo um compromisso de auto-investimento de longa duração. Empresas como Adobe e Huawei têm literalmente milhões de linhas de código escritas em Lua!”, comentou.

Leia também: Serrapilheira oferece R$ 9,1 milhões a pesquisadores
Prêmio IMPA de Jornalismo abre inscrições