Navegar

19/09/2022

Festival mostra que matemática pode ser divertida e inovadora

A matemática pode ser lúdica e divertida! Para popularizar esta fundamental área de conhecimento de forma criativa, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) vai realizar a segunda edição do Festival Nacional da Matemática, entre 29 de setembro e 1º de outubro de 2022. O evento gratuito será na  Marina da Glória, Rio de Janeiro, e está com inscrições abertas pelo site.

O evento oferece dois dias para visitação de escolas, na quinta-feira (29) e sexta-feira (30). O público geral pode comparecer na sexta-feira (30) e sábado (1º).  A programação contará com oficinas, exposições, cineclubes e palestras, além de cinco mesas redondas superinteressantes para o público. O Festival da Matemática vai mostrar que a ciência está presente no cotidiano de todos e pode ser interessante e acessível.

Leia mais: ‘Independências’: 2º episódio aborda matemática e medicina
Confira as oportunidades de trabalho no IMPA
Linguagem de programação Lua recebe medalha Pedro Ernesto

“Matemática é muito importante, não só no contexto das ciências e dos processos produtivos da economia nacional, mas também na formação dos cidadãos. Portanto é muito importante que o IMPA leve a matemática para toda a sociedade, de um ponto de vista lúdico e desmistificado, que coloque em relevo o seu atrativo e sua utilidade”, comenta Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Programação desperta interatividade e interesse pela matemática

Nomes de peso da área farão as palestras, como o matemático chileno Andrés Navas, o norte-americano Jack Dieckmann, diretor de pesquisa do Centro de Pesquisa YouCubed, da Universidade Stanford, e os pesquisadores do IMPA Paulo Orenstein, Luna Lomonaco e Claudio Landim, diretor-adjunto do instituto e coordenador-geral da OBMEP. 

As mesas redondas são uma novidade desta edição, organizadas para promover o debate entre pesquisadores, professores e alunos. Os temas variam de “Como estimular e influenciar positivamente os alunos de matemática”, “A força das mulheres na ciência e matemática”, “Ensino e aprendizagem da matemática para pessoas com deficiência” a “O que é Data Science e como ela está presente no nosso dia a dia” e “Meninas inspiradas e inspiradoras”.

As oficinas foram escolhidas a partir de um processo seletivo aberto a qualquer pessoa ou escola com projetos voltados para a matemática. As 20 atividades selecionadas retratam temas diversos, como o aprendizado de estatística usando minecraft, pensamento computacional, jogos de tabuleiro, os cata-ventos e a geometria, mandalas e multiplicação, técnicas de origami, cultura maker, a matemática na arte, e muitos outros. 

A programação completa está disponível neste link.

Primeira edição do evento aconteceu em 2017

A primeira edição do Festival da Matemática ocorreu de 27 a 30 de abril de 2017, em três locais do Rio, como parte do Biênio da Matemática 2017-2018, lei federal instituída em prol do fomento e desenvolvimento da educação no país. 

O evento reuniu 18 mil visitantes em quatro dias, com uma programação com workshops, cineclubes, exposições, palestrantes nacionais e internacionais e a apresentação de 56 oficinas selecionadas de todo o Brasil.

Leia também: Seminário debate ensino da matemática nas escolas
Em coluna na Folha, Viana propõe desafio matemático