Navegar

05/11/2020

Tese de Andrés Chirre, do IMPA, vence Prêmio Gutierrez 2020

Carlos Andrés Chirre na Noruega, onde atualmente faz um pós-doutorado.

O peruano Carlos Andrés Chirre, doutor pelo IMPA em 2019, tem mais um motivo para comemorar. Além de conquistar o Prêmio CAPES de Tese 2020, sua tese de doutorado, defendida no IMPA e orientada por Emanuel Carneiro, é a vencedora do Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2020. Com o título “Cotas para a função zeta de Riemann via análise de Fourier”, o trabalho usa ferramentas da análise de Fourier para alcançar resultados na teoria analítica dos números. Esta é a décima vez que um trabalho do IMPA conquista o Prêmio Gutierrez, que já teve 12 edições.

“Estou muito grato à comissão do Prêmio Gutierrez por este grande reconhecimento. E muito feliz também, pois o prêmio reconhece o grande matemático peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon, que é uma inspiração para os peruanos que estudaram no Brasil”, celebrou Andrés, que atualmente está em um pós-doutorado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Leia mais: Na Folha, os mistérios das constantes matemáticas
Marcelo Viana resenha o livro ‘A Fórmula Preferida do Professor’
Superinteressante e GloboNews ganham Prêmio IMPA-SBM

Criado em 2009 pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o prêmio reconhece a melhor tese de doutorado em matemática defendida no Brasil no ano anterior, concedendo R$ 3 mil ao vencedor. A cerimônia de premiação da edição de 2020 será realizada em 10 de novembro, às 14h, no canal ICMC TV no Youtube.

“O Prêmio Gutierrez faz jus à excelente qualidade da tese do Carlos Andrés Chirre, dirigida pelo meu colega Emanuel Carneiro, vindo se somar ao Prêmio CAPES 2020 de melhor tese. Essas premiações, na esteira do sucesso do IMPA nos dois certames ao longo dos anos, nos enchem de orgulho”, comenta o diretor-geral do instituto, Marcelo Viana.

O trabalho aborda a Hipótese de Riemann, um dos mais importantes enigmas da matemática que permanece sem solução há mais de 160 anos. Inaugurada pelo matemático Bernhard Riemann (1826-1866), a teoria indica que a distribuição de números primos não é aleatória, como é classificada, mas pode apresentar um padrão descrito pela “função zeta de Riemann”.

Ministrados por Emanuel Carneiro, os cursos de Teoria Analítica dos Números e Análise Harmônica que Andrés frequentou durante o início do doutorado no IMPA foram o pontapé inicial para que ele se interessasse pelo tema. “Graças à excelente forma de ensino do Emanuel, eu sabia que tinha que trabalhar na interface entre as duas áreas”, conta.

Carlos Andrés Chirre no IMPA.

Em sua pesquisa, o peruano desenvolveu novas ferramentas em análise de Fourier, perspectiva que busca entender, qualitativa e quantitativamente, os diversos fenômenos oscilatórios na natureza, para estudar problemas relacionados à Hipótese de Riemann. Tarefa certamente complexa. “A principal dificuldade é encontrar a conexão entre essas duas áreas e, em seguida, resolver o problema que está associado a essa conexão. É desafiador e sou apaixonado por isso.”

Carneiro relembra o esforço e a dedicação do então doutorando durante o programa. “Andrés chegou ao Rio no verão de 2015 e venceu todas as dificuldades que encontrou, sempre com o olhar positivo. Para estudar não havia tempo ruim. Era final de semana, carnaval, feriado, o que fosse preciso. E o resultado de tamanho compromisso e dedicação não poderia ser outro. Estou muitíssimo feliz por ele”, comentou o orientador do trabalho. 

A conquista é um fator motivacional extra para Andrés enfrentar os novos desafios que surgirão no ambiente de pesquisa. No pós-doutorado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, onde fica por três anos, Andrés trabalha com o matemático Kristian Seip em problemas de análise focados em tópicos da teoria analítica dos números. 

“Os prêmios têm um impacto positivo no meu desenvolvimento profissional, pois destacam o trabalho realizado no meu doutorado. Isso me permite ter mais aspirações na minha vida acadêmica. Depois de terminar meu pós-doutorado, pretendo continuar me desenvolvendo como matemático no ambiente de pesquisa”, compartilha o vencedor. 

Lista de vencedores das edições anteriores:

2019 – Pedro Henrique Gaspar Marques da Silva (IMPA), com a tese “A equação de Allen-Cahn e aspectos variacionais de hipersuperfícies mínimas”

2018 – Plinio Murillo (IMPA), com a tese “On arithmetic manifolds with large systole”

2017 – Felipe Ferreira Gonçalves (IMPA), com a tese “Extremal Problems, Reconstruction Formulas and Approximations of Gaussian Kernels”

2016 – Rafael Montezuma Cabral (IMPA), com a tese “Min-max theory for noncompact manifolds and three-spheres with unbounded widths”

2015 – Lucas Ambrozio (IMPA), com a tese “Constant mean curvature foliations and scalar curvature rigidity of three-manifolds”

2014 – Leonardo Tadeu Silvares (UFF), com a tese “On the essential espectrum of the Laplacian and the drifted Laplacian”

2013 – Pablo Guarino (IMPA), com a tese “Rigidity conjecture for C3 critical circle maps”

2012 – Yuri Gomes Lima (IMPA), com a tese “Dynamics of Sets of Zero Density”

2011 –  Fábio Júlio Valentim (IMPA), com a tese “Scaling limits: d-dimensional models with conductances, velocity, reservatories and random environment”

2010 – Luiz Roberto Hartmann Junior (ICMC-USP), com a tese “Torção analítica e extensões para o Teorema de Cheeger-Müller”

2009 – Luiz Gustavo Farah Dias (IMPA), com a tese “On some Boussinesq-type equations”

Assista a defesa de doutorado de André no IMPA: 

Leia também: Professor Luiz Felipe Lins é eleito Educador do Ano de 2020 
Matemáticos desvendam segredo do dodecaedro