Navegar

02/10/2020

Tese de Andrés Chirre, do Impa, vence Prêmio CAPES 2020

Andrés Chirre na fachado do IMPA

A tese de doutorado do peruano Carlos Andrés Chirre, defendida no IMPA em 2019 e orientada pelo pesquisador Emanuel Carneiro, ganhou o Prêmio CAPES de Tese 2020 da área de Matemática, Probabilidade e Estatística. Com o título “Bounds for the Riemann zeta-function via Fourier analysis”, o trabalho concorre agora ao Grande Prêmio CAPES de Tese, concedido às melhores teses nas áreas de Ciências da Vida, Humanidades e Exatas selecionadas entre as vencedoras do Prêmio CAPES de Tese.

“Me sinto muito feliz por este grande privilégio de ter representado o IMPA e conquistado o prêmio CAPES de Tese 2020 na área de Matemática, Probabilidade e Estatística. É um reconhecimento por tantos anos de esforço, dedicação e colaboração com meu orientador, Emanuel Carneiro. Ganhar um prémio deste nível gera uma motivação extra para continuar a trabalhar arduamente. Agradeço ao IMPA por ser uma instituição de alta qualidade e por ter me recebido em 2015, e também aos professores Micah Milinovich (Universidade de Mississippi) e Dimitar Dimitrov (UNESP) pelo apoio durante meu doutorado”, disse Chirre.

Leia mais: Prêmio reconhece projetos inovadores de professores
Morre Vaughan Jones, Medalha Fields em 1990
Brasil tem melhor resultado da história na IMO

Andrés receberá uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional, e Carneiro será premiado com R$ 3 mil para participar em evento acadêmico-científico nacional. Por causa da pandemia, a cerimônia de premiação da edição deste ano será on-line. 

No trabalho premiado, o matemático Chirre usou técnicas recentes de análise de Fourier para encontrar estimativas para objetos relacionados à função zeta de Riemann, que criptografam informações sobre números primos. “Um dos mistérios mais importantes da matemática é a distribuição dos números primos no conjunto dos números naturais. Todos sabemos que os números primos são 2, 3, 5, 7, 11… e a lista continua. No entanto, não sabemos exatamente quando um número primo aparecerá na lista de números naturais. Uma parte da teoria analítica dos números estuda a relação entre os números primos e a famosa função zeta de Riemann”, explica.

Para Carneiro, um dos diferenciais da tese de Andrés é sua pluralidade. “É um trabalho genuinamente interdisciplinar, onde ferramentas de diferentes áreas como análise de Fourier, teoria da aproximação e métodos de otimização computacional são combinadas de forma bastante engenhosa, culminando em contribuições originais à teoria analítica dos números, que é uma área de pesquisa bastante clássica e difícil.”

Andrés Chirre e Emanuel Carneiro após a defesa de tese no IMPA, com a banca que avaliou o trabalho.

O apoio acadêmico e “pessoal” que recebeu de Carneiro durante os anos no IMPA foram fundamentais para o resultado final, considera Chirre. “Graças à sua orientação constante e ao trabalho em colaboração com pesquisadores de universidades internacionais, terminei uma tese de cinco artigos de pesquisa que permitiram a conclusão do meu doutorado no IMPA, o ingresso em um pós-doutorado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, e agora a conquista do prêmio CAPES de Tese 2020.”

“É uma boa sensação de dever cumprido. Não só pelo prêmio em si, mas ter feito parte desse processo de crescimento dele como excepcional matemático. Como pesquisador, uma das coisas mais bonitas da nossa profissão é poder trabalhar com os mais jovens, passando-lhes a confiança, as lições e a maturidade necessária para que eles explorem e realizem todo o potencial que têm e muitas vezes nem sabem”, pontua Carneiro.

Concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde 2005, o Prêmio CAPES de Tese conta com a parceria da Fundação Carlos Chagas, Comissão Fulbright e do Instituto Serrapilheira. O Instituto Serrapilheira premiará com R$ 20 mil cada autor vencedor do Grande Prêmio nos colégios de Ciências Exatas e da Vida. A edição deste ano registrou o maior número de inscrições da história, com 1.421 teses submetidas à avaliação. Destas, 49 foram laureadas.

Leia também: Inteligência artificial pode salvar vidas na área da saúde
Na Folha, as conquistas recentes das matemáticas do IMPA