Navegar

27/03/2024

Lula inaugura graduação do IMPA nesta terça-feira (2)


O IMPA Tech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), será inaugurado nesta terça-feira (2), em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros da Educação, Camilo Santana, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, A abertura marcará o início do primeiro período do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. O evento será na sede do IMPA Tech, no Porto Maravalley, às 9h. 

“Temos a ambição de construir uma escola única, que seleciona os estudantes entre os mais talentosos do Brasil, através das olimpíadas de conhecimento, e oferece a melhor formação para enfrentar os desafios da tecnologia e inovação dos nossos dias. Queremos transformar o mundo por meio das aplicações da matemática”, destaca o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. 

Leia mais: IMPA Tech fará Aula Magna Inaugural em 3 de abril
Lugar de Mulher: ‘Encorajador’, dizem estudantes do IMPA
Na Folha, Marcelo Viana fala sobre números perfeitos

Gratuito e inovador, o IMPA Tech pretende capacitar os estudantes com uma formação teórica e prática sólida em matemática da tecnologia e inovação para ter sucesso no mercado de trabalho. Localizado estrategicamente no Porto Maravalley, hub de inovação da cidade, e instalado em uma sede completamente reformada pela prefeitura do Rio, os alunos estudarão em um ambiente cercado de startups e empresas de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Com recursos do governo federal, a graduação contará com investimentos de R$ 18,7 milhões, no primeiro ano. Para atrair alunos de todo o país, o IMPA Tech oferece alojamento estudantil para os maiores de 18 anos, graças a parceria com a Prefeitura do Rio, e apoio financeiro.

O processo seletivo dos alunos considerou o desempenho em cinco olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a maior do Brasil com mais de 18 milhões de participantes, e a nota de matemática do Enem, além de entrevistas virtuais. O IMPA Tech destina vagas à ampla concorrência e prevê reserva para candidatos de diferentes grupos de cotas.

Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação  começa com um ciclo básico de um ano e meio. Em seguida, os alunos escolhem entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física. 

Aula Magna com André Street e Auana Mattar

No dia seguinte à abertura oficial, na quarta-feira (3), o IMPA Tech receberá André Street, co-fundador e presidente da Stone, e Auana Mattar, Chief Information Officer (CIO) da TIM para a Aula Magna Inaugural. Os convidados farão palestras para os alunos sobre suas trajetórias, novas tecnologias, empreendedorismo e inovação. O objetivo é inserir os estudantes já na chegada a um ambiente estimulante para criar e inovar.

Leia mais: Realização da 19ª OBMEP 2024 é tema de 750 matérias
IMPA anuncia bolsa de pós-doutorado em matemática