Navegar

07/03/2024

IMPA anuncia bolsa de pós-doutorado em matemática

O IMPA divulgou nesta quarta-feira (6) o edital de seleção de um bolsista de pós-doutorado em matemática. A vaga é uma parceria do instituto com o Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS). A posição é de um ano e poderá ser renovada por mais 12 meses por comum acordo entre as partes. A vaga é destinada a pesquisadores que tenham sido ou ainda estejam vinculados à comunidade francesa em sua trajetória acadêmica. O valor da bolsa é R$ 9 mil, sem impostos, com adicional de taxa de bancada de R$ 1 mil mensais para financiar viagens acadêmicas e/ou visitantes. Confira aqui o edital. 

A posição está aberta para todas as áreas da matemática, tanto pura quanto aplicada. Para se candidatar à vaga, é necessário ter título de doutor com tese defendida há menos de 10 anos ou possuir defesa de tese prevista até agosto de 2024, em matemática ou áreas afins. Também é necessário possuir vínculo com a comunidade matemática francesa e intenções de futuramente trabalhar na França.

O candidato selecionado terá liberdade para conduzir o seu próprio programa de pesquisa e deverá lecionar ao menos um curso de pós-graduação por ano. Interações com alunos e pesquisadores do IMPA serão encorajadas.

Leia mais: Festival Nacional da Matemática vai ser em setembro no Rio
Divulgado resultado final para a vaga de analista administrativo
Folha: O paradoxo de Einstein, Podolsky, Rose

Candidaturas para esta posição deverão incluir: plano de pesquisa; lista de publicações;  curriculum vitae; nomes e e-mails de contatos de no mínimo três matemáticos de renome que tenham familiaridade com o trabalho do candidato.

A data-limite para submissão de candidaturas é 15 de abril de 2024. De acordo com o edital, os resultados serão anunciados em maio de 2024. A previsão é que o candidato selecionado inicie as atividades no IMPA em setembro deste ano. 

Para submeter sua candidatura, clique aqui! Dúvidas sobre a posição podem ser encaminhadas ao e-mail: opening@impa.br 

Leia mais: Inscrições abertas para o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia
Cleber Haubrichs lança livro sobre Geometria de Situações