Navegar

16/06/2020

Luiz Velho fala de ‘novo normal’ em edição virtual da VFXRio

Enquanto a sociedade experimenta a aceleração dos processos digitais trazida pela Covid-19, o VFXRio reúne em formato virtual, em 26 e 27 de junho, especialistas de todo o mundo para discutir inovação, arte, ciência e resistência. O pesquisador-líder do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), Luiz Velho, é um dos palestrantes da 6ª edição do evento, que está com inscrições abertas e gratuitas. Junto a Gabriel Pinto, autor e pesquisador em Criatividade, Futuro do Trabalho e Inovação; ele apresenta o painel “Novo Normal”, que propõe uma reflexão sobre as implicações da pandemia na rotina e método de trabalho, no que se refere à colaboração remota, criação, educação e comunicação.

“As pessoas costumam achar que, no ‘novo normal’, uma rotina vai substituir a outra, o que seria um processo estático. Mas acredito que na verdade se trata de um processo de evolução, acelerado por mudanças deflagradas pela pandemia”, conta o pesquisador, que pretende abordar as pesquisas desenvolvidas no Visgraf que envolvem mídia e comunicação na apresentação.

Leia também: Sede do IMPA é cenário de filme da Netflix
Avanços tecnológicos realçam papel da matemática
A falácia do jogador e a independência estatística

Patrocinado pela Intel e Globo, o festival conta com 12 palestrantes durante os dois dias de evento. Chris Evans, Wes Bunn e Chris Norden falam do projeto IL DIVINO: Capela Sistina de Michelangelo em VR, que permite uma visita remota em 360º a um dos maiores símbolos do Vaticano em. A combinação entre dança e realidade virtual é o tema do painel que tem como convidados, Gilles Jobin, dançarino, coreógrafo e diretor; Bruna Berford, supervisora de animação na Penrose Studios; e Andrea Jabor, diretora, coreógrafa e bailarina.

“A ideia central do VFXRio é a Cross Plataform. As pessoas não devem pensar só na técnica. Têm que investir também na criatividade e na inovação”, afirma o idealizador do evento, Matteo Moriconi, que também é Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual. Ele considera que a edição virtual do festival traz alguns benefícios. “O formato online expande a audiência. A tradução acontece em tempo real e permite que pessoas de todo o mundo tenham acesso ao evento, e interajam com os palestrantes.”

Leia também: BBC explora questões sobre a matemática do futuro
Seminário de geometria homenageia Fernando Torres