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09/06/2020

BBC explora questões sobre a matemática do futuro

Os desafios para ensinar a matemática do futuro, abordados no webinar do Programa Mentalidades Matemáticas, foram tema de uma matéria da BBC Brasil, publicada no último sábado (6). O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, esteve entre os especialistas que trataram do tema. A reportagem teve repercussão em portais como F5, da Folha de S. Paulo, Uol e Época Negócios. A ausência de conteúdos importantes da disciplina na Base Nacional Curricular Comum e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem foram alguns dos destaques do encontro virtual promovido pelo Instituto Sidarta.

“Estamos ensinando a matemática do século 19 nas nossas escolas, e isso cria uma lacuna na formação que damos aos jovens para o exercício de profissões e para munir as crianças com ferramentas para entender o mundo à nossa volta, que é o objetivo da matemática”, pontuou Viana. Questões que ficaram ainda mais evidentes com a disseminação de termos técnicos como “achatamento de curva” e de gráficos e modelagens matemáticas.

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A estatística e a probabilidade seriam exemplos de ferramentas essenciais para a compreensão do comportamento da Covid-19 que estavam até então “praticamente ausentes de sala de aula”, disse o matemático. O acadêmico americano Jack Dieckmann, diretor de pesquisa do Youcubed, acrescentou que a leitura de dados também precisa de mais espaço na educação básica. “São ensinados alguns conceitos, mas no geral é um tópico negligenciado”, disse ao jornal. Para Dieckmann, é preciso trazer uma “abordagem exploratória” para as salas de aula, fazendo a conexão entre esses conceitos e os padrões, conexões e usos para eles na vida real dos alunos.

Foi essa a estratégia usada pela professora Maitê Salinas, do Colégio Sidarta, em suas primeiras aulas remotas. Ao contrastar gráficos fictícios, criados com base nas hipóteses dos alunos sobre o contágio do coronavírus, com os gráficos reais, ela elucidou para a turma  a diferença entre um crescimento linear e um crescimento exponencial. “Eles logo perceberam que ‘não está somando três (casos por dia), está multiplicando por três'”, relatou Salinas.

A postura investigativa dos alunos diante do conteúdo apresentado colabora para a desmistificação do erro, visto pela abordagem do Mentalidades Matemáticas como uma oportunidade de formar novos caminhos neurais no cérebro, destacou a reportagem. Com práticas de ensino mais visuais e criativas, Dieckmann explicou que o Youcubed busca que a matemática passe a ser vista como uma “habilidade essencial à vida”, ao invés de criar experiências traumáticas e assustadoras para os estudantes.

A matéria está disponível na íntegra no site da BBC Brasil.

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