Navegar

08/06/2020

Seminário de geometria homenageia Fernando Torres

Uma sessão especial do Seminário Fique em Casa de geometria algébrica vai homenagear o matemático Fernando Torres, nesta quarta-feira (10). A partir das 15h30, será realizada uma mini-conferência pelo Google Meet em memória ao pesquisador, que faleceu em 28 de maio em decorrência de uma infecção hospitalar. Haverá palestras de Herivelto Borges (ICMC-USP), Cícero Carvalho (UFU), Luciane Quoos (UFRJ) e Saeed Tafazolian (Imeec-Unicamp). Depoimentos de alunos e colaboradores também serão transmitidos. A programação completa já está disponível

Doutor pelo IMPA, Fernando atuava desde 2015 como professor titular do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC/Unicamp). 

Leia também: Educação à distância é desafio extra para medalhista
Epidemias fazem parte da história da humanidade
Webinar discute futuro do ensino da matemática

Na palestra “a teoria de Stöhr-Voloch através das lentes de Fernando Torres” serão apresentadas as principais noções e resultados da teoria de Stöhr-Voloch que estão relacionados com grande parte da pesquisa de Fernando. As curvas máximas sobre campos finitos, códigos de geometria algébrica (códigos AG) e Semigrupos de Wierstrass em um ou mais pontos, questões relevantes na carreira do matemático, também estão entre os destaques. 

O Seminário Fique em Casa de geometria algébrica acontece semanalmente e tem como objetivo promover debates e atualizações do campo matemático. Organizados por Carolina Araujo e Eduardo Esteves (IMPA), Ethan Cotterill e Marco Pacini (UFF), Maurício Corrêa e Renato Vidal Martins (UFMG), Marcos Jardim (Unicamp), os encontros on-line acontecem sempre às quartas-feiras, das 15h30 às 17h. Cada reunião tem um link específico, que é divulgado a cada semana na página do evento. Os vídeos das apresentações também ficam disponíveis e podem ser acessados.

Leia também: Sandoel Vieira defende tese de doutorado na sexta-feira (29)
Ao Globo, Viana fala sobre a matemática na pandemia