Navegar

12/07/2022

Letícia Mattos leva menção honrosa no Prêmio Gutierrez 

A tese de doutorado da mineira Letícia Mattos, defendida no IMPA em 2021 e orientada pelo pesquisador Robert Morris, levou menção honrosa no Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2022. Com o título “Propriedades Combinatoriais de Grafos e Matrizes Aleatórios”, o trabalho já tinha conquistado o Prêmio Tese do IMPA 2021 e é indicação do instituto para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese 2022. Em sua tese, Letícia estudou dois dos principais objetos em combinatória probabilística: matrizes aleatórias e grafos aleatórios.

A tese vencedora desta edição do Prêmio Gutierrez foi “Sístoles e superfícies mínimas em 3-variedades com bordo”, do doutor pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) Eduardo Rosinato Longa, sob orientação de Paolo Piccione, professor do mesmo instituto. A tese explora como as curvaturas de uma variedade de dimensão 3 com bordo afetam a topologia e a geometria de duas classes de superfícies compactas: as capilares mínimas de índice um e aquelas que são topologicamente não triviais.

Leia mais: Divulgado o resultado final para vaga de Analista Administrativo
Vídeo institucional do IMPA mostra excelência do instituto
Fundação Alexander von Humboldt premia brasileiro

Criado em 2009 pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Prêmio Gutierrez  reconhece a melhor tese de doutorado em matemática defendida no Brasil no ano anterior, concedendo R$ 3 mil ao vencedor. A cerimônia de entrega  será realizada em 26 de setembro, às 14h, no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC-USP. 

Das 14 edições do Prêmio Gutierrez, 10 foram conquistadas por trabalhos do IMPA.  Veja a lista de vencedores das edições anteriores:

2021 – Leonardo Francisco Cavenaghi (IME-USP), com a tese “Deformações Métricas e Aplicações”

2020 –Carlos Andrés Chirre (IMPA), com a tese “Cotas para a função zeta de Riemann via análise de Fourier”

2019 – Pedro Henrique Gaspar Marques da Silva (IMPA), com a tese “A equação de Allen-Cahn e aspectos variacionais de hipersuperfícies mínimas”

2018 – Plinio Murillo (IMPA), com a tese “On arithmetic manifolds with large systole”

2017 – Felipe Ferreira Gonçalves (IMPA), com a tese “Extremal Problems, Reconstruction Formulas and Approximations of Gaussian Kernels”

2016 – Rafael Montezuma Cabral (IMPA), com a tese “Min-max theory for noncompact manifolds and three-spheres with unbounded widths”

2015 – Lucas Ambrozio (IMPA), com a tese “Constant mean curvature foliations and scalar curvature rigidity of three-manifolds”

2014 – Leonardo Tadeu Silvares (UFF), com a tese “On the essential espectrum of the Laplacian and the drifted Laplacian

2013 – Pablo Guarino (IMPA), com a tese “Rigidity conjecture for C3 critical circle maps”

2012 – Yuri Gomes Lima (IMPA), com a tese “Dynamics of Sets of Zero Density”

2011 –  Fábio Júlio Valentim (IMPA), com a tese “Scaling limits: d-dimensional models with conductances, velocity, reservatories and random environment”

2010 – Luiz Roberto Hartmann Junior (ICMC-USP), com a tese “Torção analítica e extensões para o Teorema de Cheeger-Müller”

2009 – Luiz Gustavo Farah Dias (IMPA), com a tese “On some Boussinesq-type equations”

Leia também: Instituto faz treinamento de integridade para colaboradores
Matemática ucraniana é a 2ª mulher a conquistar Fields