Navegar

07/07/2022

Fundação Alexander von Humboldt premia brasileiro

Crédito: Reinaldo Mizutani

O brasileiro Tiago Pereira da Silva foi um dos vencedores do Prêmio de Pesquisa Friedrich Wilhelm Bessel 2022, promovido pela Fundação Alexander von Humboldt. Sediada na Alemanha, a Fundação se dedica a promover a cooperação científica entre estudiosos de todo o mundo. Pereira foi reconhecido por suas contribuições matemáticas no campo das redes dinâmicas complexas e comportamento coletivo.

O prêmio é nomeado em homenagem ao astrônomo e matemático alemão Friedrich Wilhelm Bessel (1784-1846), e entregue a acadêmicos de renome internacional em reconhecimento por suas realizações notáveis em pesquisa de diferentes áreas, como matemática, física, medicina, biologia, entre outras. Os vencedores são convidados a passar até um ano colaborando em um projeto com especialistas de sua área em uma instituição de pesquisa na Alemanha e recebem 45 mil euros.

Leia mais: Vídeo institucional do IMPA mostra excelência do instituto
Em coluna na Folha, Marcelo Viana fala sobre papel da ciência
Matemática ucraniana é a 2ª mulher a conquistar Fields

Pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, Pereira é o quarto brasileiro a conquistar o prêmio. Os três primeiros foram Fábio Armando Tal, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP), João Marcos de Almeida, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pedro Antonio Santoro Salomão, também do IME – USP.

Atualmente, o tema central de pesquisa do professor diz respeito ao comportamento coletivo em redes complexas, com ênfase em teoria de sistemas dinâmicos e teoria de matrizes aleatórias. “O prêmio Bessel tem grande prestígio e contempla todas as áreas do conhecimento, não apenas a matemática. Portanto, a concorrência é muito grande. Ser agraciado pelo prêmio mostra o destaque internacional da matemática brasileira e o nosso instituto capaz de produzir ciência de excelência competindo com os grandes centros internacionais”, comentou Tiago em matéria no site da USP – São Carlos.

Leia também: IMPA e FAPERJ promovem ciclo de palestras com cientistas
Manoel Messias incentiva alunos de escola indígena na OBMEP