Navegar

07/07/2022

Instituto faz treinamento de integridade para colaboradores 


Funcionários, pesquisadores e alunos do IMPA participaram, na última semana, de um treinamento de integridade. Organizada pela Coordenação Jurídica do instituto, a iniciativa faz parte do Programa de Integridade do IMPA, lançado em 2018, e tem o objetivo de  fortalecer uma cultura de ética e respeito necessária para desenvolver as atividades da instituição. O consultor externo Karlis Novickis, especialista em compliance, conduziu o treinamento. 

Em sua apresentação, Novickis relembrou os principais pilares do Código de Ética e Conduta do IMPA, como liberdade, imparcialidade, dignidade, honestidade, igualdade, respeito e transparência. E ressaltou a importância de aliar estes valores a uma cultura de bem estar, que melhore o ambiente de trabalho, e à responsabilidade jurídica. 

Leia mais: Vídeo institucional do IMPA mostra excelência do instituto
Em coluna na Folha, Marcelo Viana fala sobre papel da ciência
Fundação Alexander von Humboldt premia brasileiro

“Dentro de empresas e instituições, temos sistemas de gestão que reforçam esta cultura. Mas mais importante do que isso é a gente participar zelando por símbolos e comportamentos que estejam alinhados com aquilo que estamos falando aqui. O comportamento de todas as pessoas tem que estar alinhado com esse objetivo, de proteger e melhorar a cultura de integridade”, disse o consultor externo ao público da palestra.

Novickis também falou sobre a importância de promover este tipo de treinamento dentro do ambiente corporativo. “A gente precisa aprimorar as formas como as pessoas se comunicam e se tratam no ambiente de trabalho. Elas precisam se preocupar para que essa comunicação não seja violenta, até de forma não intencional. Precisamos que as pessoas olhem o ambiente com empatia, e de forma responsável.”

Ao final da apresentação, a coordenadora jurídica do IMPA, Bárbara Karoly apresentou a nova estrutura da Comissão de Integridade do IMPA, que conta com representantes das coordenações de recursos humanos, ensino, financeira e T.I. 

Leia também: IMPA e FAPERJ promovem ciclo de palestras com cientistas
Matemática ucraniana é a 2ª mulher a conquistar Fields