Navegar

02/02/2024

Inscrições para 19ª OBMEP começam em 5 de fevereiro

As inscrições para a 19ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) estão chegando. O período para escolas públicas e privadas garantirem participação na maior competição científica do país vai de 5 de fevereiro (a partir de 12h), a 15 de março. 

Neste ano, a olimpíada presta homenagem aos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, responsáveis por resultados de alto nível para ciência e para o Brasil e que obtiveram, ao longo de suas carreiras, reconhecimento internacional. “ Quem sabe essas histórias não despertam vocações para a pesquisa no país”, destaca o coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim. Johanna e Lattes completariam cem anos em 2024. 

Engenheira agrônoma, Johanna nasceu no então Império Austro-Húngaro e chegou ao Brasil em 1948, onde se dedicou ao estudo de fixação de nitrogênio nas raízes de plantas por bactérias presentes no solo. Os avanços na área auxiliaram o desenvolvimento das plantas e permitiram dispensar o uso de adubos químicos. A descoberta tornou o cultivo menos agressivo ao meio ambiente e barateou consideravelmente a produção agrícola no país. Segundo a Embrapa (Empresa  Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o método permite uma economia anual de mais de US$ 2 bilhões ao Brasil. 

Leia mais: Divulgação de resultado para vaga de Especialista de TI 1
Folheações Holomorfas é tema de tese de Mateus Figueira
IMPA realiza Workshop em Computação Quântica

Naturalizada brasileira, a pesquisadora da Embrapa faleceu em cinco de outubro de 2000. Em vida, ela colecionou diversos títulos e distinções, como Honoris Causa da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e da Universidade da Flórida (EUA), primeira vice-presidente mulher da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e “founding member” da Academia do Terceiro Mundo em 1981. Recebeu dez prêmios científicos, foi admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz em 1994, além de outras distinções. Johanna chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel de Química em 1997. 

César Lattes

Quem já passou pela universidade provavelmente conhece a plataforma Lattes, que reúne currículos acadêmicos de pesquisadores, profissionais brasileiros e estrangeiros que trabalham no Brasil e estudantes de iniciação científica. O que muitos não sabem é que a iniciativa homenageia o cientista curitibano César Lattes – um ilustre físico brasileiro, codescobridor, em 1947, do méson pi, uma partícula subatômica. Este trabalho foi agraciado pelo prêmio Nobel de Física, em 1960, concedido ao seu  coautor, o britânico Cecil Frank Powell, embora Lattes fosse o principal pesquisador e primeiro autor do artigo. Expoente da ciência brasileira, Lattes foi também um dos responsáveis pela criação, em 1951, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).  

O cientista figura como um dos poucos brasileiros na Encyclopedia Britannica. Em 1965, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de São Paulo.

Sobre a OBMEP

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada de matemática reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas. 

Neste ano, a prova da 1ª fase da OBMEP será realizada em 4 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 19 de outubro. A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.

Leia mais: Folha: ‘Uma absoluta maravilha matemática’
Quanta Magazine entrevista Luna Lomonaco