Navegar

01/02/2024

Folheações Holomorfas é tema de tese de Mateus Figueira

Morador da Vila Kennedy, bairro na zona oeste do Rio de Janeiro, Mateus Gomes Entringer Figueira, de 28 anos, é o primeiro matemático da família. Na próxima segunda-feira (5), ele dá mais um passo na carreira ao defender a tese de doutorado “Extensões e restrições de folheações holomorfas”. A defesa acontecerá às 15:30, na sala 232, e poderá ser acompanhada pelo YouTube.

Neto de contador e sobrinho de duas professoras, Mateus sempre gostou de matemática e contou com o apoio da família na escolha da carreira acadêmica. “Por ser muito específico, meus familiares não entendem muito sobre minha pesquisa, mas eles se orgulham e gostam de me ouvir falar sobre o que faço”, conta.

Para o jovem, a passagem pelo Ensino Médio na FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica), em Santa Cruz, que contava com um ensino forte e professores incentivadores, foi fundamental para despertar sua curiosidade sobre as bases e fundamentos da matemática.

Foi na graduação na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) que Mateus descobriu a matemática de verdade e se apaixonou ainda mais pela ciência. Os ótimos resultados nas matérias ligadas à matemática pura também selaram as futuras escolhas. E o passo seguinte foi um mestrado na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Em 2017, após receber indicações sobre o IMPA, Mateus conheceu o instituto ao fazer uma  participação no Curso de Verão. “O IMPA é singular no Brasil e no mundo na pesquisa matemática”, disse Mateus.

Não demorou muito e o jovem começou o doutorado no instituto, em 2020. Por conta da pandemia da Covid-19, os dois primeiros anos foram feitos à distância. De casa, Mateus avançou nos estudos até poder frequentar o IMPA já na etapa final do doutorado com encontros semanais com seu orientador, Jorge Vitório Pereira, diretor-adjunto do IMPA. “Foi uma pena não ter podido aproveitar mais a estrutura do instituto por causa da Covid”, lamentou. 

Leia mais: IMPA realiza Workshop em Computação Quântica
Folha: ‘Uma absoluta maravilha matemática’
Quanta Magazine entrevista Luna Lomonaco

Sobre a escolha de sua pesquisa, Mateus conta que folheações holomorfas foi a área escolhida pela necessidade que sente de ver e estudar a matemática por diversos ângulos diferentes. “O IMPA contribuiu com profissionais de grande porte e extremamente interessados pelo assunto, o que foi um diferencial e tanto para minha formação aqui no instituto”, pontuou.

Em seu trabalho, ele estuda as restrições e extensões de folheações holomorfas de codimensão um em intersecções completas lisas projetivas para provar um critério de extensão para folheações de codimensão um baseado no grau da folheação e o grau da variedade

Eu pego uma folheação em uma variedade e restrinjo a subvariedade e vejo quais são as relações entre as duas folheações… o que acontece com as propriedades que se preservam, e consegui alguns resultados sobre componentes irredutíveis do espaço de folheação”, explicou.

Ao longo de seu doutorado, Mateus conquistou uma bolsa na França, onde ficou por oito meses na Université de Rennes. Para ele, foi um período de muito aprendizado, conhecendo novos pesquisadores e participando de diversos seminários.

O jovem doutor busca agora posições de pós-doc. E vai dar aulas numa universidade particular.

Leia mais: PIC 2024: Inscrições abertas até 8 de março
Inscrições abertas para o encontro ‘Special Holonomy’