Navegar

31/01/2024

IMPA realiza Workshop em Computação Quântica

 

O IMPA realiza em 21 e 22 de fevereiro, em parceria com a IBM Research Brasil,  o Workshop em Computação Quântica – um curso que tem como público-alvo estudantes de pós-graduação em Matemática. O evento será ministrado por Rodrigo Neumann, Marco Barroca e Alan Duriez, pesquisadores da IBM, e contará com uma palestra de Guilherme Temporão e Thiago Guerreiro, da PUC-Rio. As inscrições devem ser feitas neste link.

“Esta parceria com a IBM Research Brasil é parte do trabalho que vínhamos fazendo para ampliar e diversificar o escopo de atuação do IMPA e a formação que oferecemos a nossos estudantes”, destaca o diretor-geral do instituto, Marcelo Viana.

Leia mais: Folha: ‘Uma absoluta maravilha matemática’
Quanta Magazine entrevista Luna Lomonaco
PIC 2024: Inscrições abertas até 8 de março

O curso prático terá seis horas de duração e ocorrerá entre 9h e 12h. O primeiro dia vai abordar tópicos básicos da informação quântica como estados, sistemas e circuitos quânticos, medidas e operações unitárias; codificação superdensa (Qiskit) entre outros assuntos. Já o segundo dia do workshop será dedicado aos fundamentos de algoritmos quânticos como fatoração, transformada de Fourier Quântica, algoritmo de Shor, busca sem estrutura e algoritmo de Grover. 

Já a palestra “Entanglement: from quantum weirdness to a resource for quantum“, será ministrada na terça-feira (21) de 14h às 17h. A apresentação será dividida em duas partes: a primeira vai abordar uma visão histórica do conceito de entanglement e sua importância na compreensão da natureza da realidade, incluindo a discussão de como a Desigualdade de Bell mudou nossa compreensão sobre a natureza da realidade. A segunda parte mostrará como o entanglement pode ser explorado como um recurso para computação e comunicação quânticas. 

Para garantir a inscrição no evento, o participante deverá preencher o formulário disponível neste link e antes do workshop, o estudante deverá criar uma conta na IBM Quantum Platform. Também é necessário que todos os inscritos levem seus próprios notebooks para realização de exercícios práticos. 

Leia também: Inscrições abertas para o encontro ‘Special Holonomy’
Alberto Verjovsky recebe Prêmio IMSA de Matemática