Navegar

27/08/2020

Especialistas destacam impactos da matemática no mercado

Profissões matematizadas são responsáveis pela geração de aproximadamente 15% do PIB de países como França, Holanda e Espanha. No Brasil, tais atividades poderiam render à economia R$ 1 trilhão por ano, mas ainda há muito o que se fazer na educação básica para o número ser alcançado. O alerta foi dado pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, durante a participação em vídeo no webinar “O mercado de trabalho e o papel da matemática pós-pandemia”. O encontro faz parte da série “E a matemática com isso?”, uma iniciativa do Instituto Sidarta, em parceria com o Itaú Social e apoio do IMPA. 

“A matemática tem papel crucial na formação dos jovens e de crianças, na construção da cidadania e tem importância muito concreta na economia. Isso sinaliza para todos nós, participantes no processo educacional, que precisamos prover nossos jovens, nossos alunos com as ferramentas para ‘minerarem’ essa riqueza”, destacou. 

Leia mais: Na pandemia, bolsa Instituto TIM-OBMEP ajuda universitários
Viana fala sobre astrônomo que não encontrou Netuno
A matemática dos efeitos visuais no cinema moderno

Para tentar desenhar como será o mercado após a pandemia, participaram da transmissão o cientista da inovação Charles Bezerra, Antonio Carlos Pipponzi, presidente do Conselho de Administração da Raia Drogasil, que atuou no Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) até 2018, e Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta. O bate-papo teve a mediação do jornalista Marcelo Soares, diretor da Lagom Data

Com base na perspectiva do Banco Mundial apresentada em 2019, Ya Jen destacou que as profissões tendem a exigir cada vez mais um know-how tecnológico, solução de problemas e pensamento crítico, além de habilidades interpessoais. “A questão não é mais se as profissões serão substituídas por robôs, mas quais trabalhos serão redefinidos e como”, apontou. 

De acordo com PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes), trabalho relacionados à área de tecnologia necessitam do nível 4 de domínio matemático. Situação que deixa a desejar no Brasil, onde 70% dos estudantes de 15 anos não passam do nível 2, considerado o patamar mínimo necessário para exercer plena cidadania, lembrou a presidente do Instituto Sidarta. “Mas a matemática faz parte do nosso DNA, como já apresentaram várias pesquisas acadêmicas. Todo ser humano é capaz de aprender. A questão é o que podemos fazer na educação para apresentar este potencial.” 

No Programa Mentalidades Matemáticas, a disciplina é tratada a partir de um lugar mais aberto, criativo e visual, pontuou. “Durante o Curso de Férias do Instituto Sidarta, os alunos evoluíram 1,3 ano em aprendizagem matemática. E passaram a acreditar que erros fazem parte do processo.”  

A boa compreensão da disciplina para quem está inserido no mercado foi destacada por Antonio Carlos Popponzi. “A partir do início da minha experiência no varejo, entendi o quanto a matemática é importante para lidar com estoque e liquidez. Hoje, todos dentro da empresa onde atuo são preparados para cuidar de pessoas. Nesta formação do profissional, podemos observar a falta que a matemática faz. Não só na hora de administrar doses de aplicar uma injeção, mas muito na capacidade de organizar raciocínio, de enviar textos, dividir o tempo de trabalho e se comunicar.”

Em aplicações mais complexas, profissionais que lidam com a teoria do caos e inteligência artificial, observam a matemática como uma “linguagem útil de padrões de abstração”, afirmou Charles Bezerra. “Não olho para desafios sob a lógica do ‘problem solving’, mas pela lógica de padrões. A vida de animais, plantas, bactérias e seres humanos são estruturas complexas. E aquilo que é complexo não tem problema, tem padrão. Casamento e educação infantil, por exemplo, têm padrões e o que nos cabe é avaliar como podemos influenciar sua evolução.” 

Para isso, é preciso abstrair e transformar os dados em conhecimento para encontrar vantagens e soluções. “A matemática é extremamente útil para isso em várias dimensões. Ela está para a ciência assim como a meditação está para o místico”, finalizou Charles. O webinar está disponível na íntegra no Facebook do Mentalidades Matemáticas.

Leia também: Premiado na OBMEP concorre a melhor educador do país
Série sobre ciência desvenda conexões fascinantes no mundo