Navegar

24/08/2020

Série sobre ciência desvenda conexões fascinantes no mundo

Foto: Divulgação Netflix

Você sabia que as nuvens no céu se conectam à nuvem que armazenam nossos dados? E que existe uma lei matemática que influencia a escolha de nossas músicas favoritas? Tudo está muito mais interligado do que podemos imaginar. Para investigar conexões fascinantes e complexas entre seres humanos, o mundo e o universo, o jornalista científico Latif Nasser apresenta a série “A Era dos Dados: A Ciência Por Trás de Tudo”. Com seis episódios, a primeira temporada está disponível na Netflix

Se você já teve a sensação de que está sendo observado, saiba que isso pode ser verdade. Já no primeiro episódio “Monitoramento”, o jornalista explora o lado maravilhoso e também assustador das tecnologias. Latif levanta questões de privacidade, muito discutidas nos últimos anos, e destaca novidades sobre o reconhecimento facial. 

Leia mais: María Amelia Salazar ganha Prêmio Para Mulheres na Ciência
Programa financia em R$ 550 mil projetos de ciência de dados
Na Folha, o bacalhau e o segredo da existência da América

Soluções geradas a partir da análise do que circula no esgoto de cidades, armas nucleares e mudanças climáticas também são alguns dos temas da série. No episódio “Dígitos”, o destaque é para um padrão numérico que se aplica à música clássica, às redes sociais, ao combate à sonegação fiscal “e talvez até ao universo, como um todo”, explica. 

Nada pode ser mais insignificante que um grão de poeira. Mas em grandes quantidades, as partículas podem impactar o oxigênio, as tempestades e até as florestas. Apesar da distância de mais de 5 mil kms, alterações que acontecem no Deserto do Saara podem impactar a Floresta Amazônica e, no episódio “Poeira”, Latif explica o porquê. 

Logo em seguida, no capítulo “Nuvem”, a meteorologia e o surgimento da previsão do tempo são gancho para explicar a computação na nuvem e todo esforço demandado para que tudo esteja conectado. 

A curiosidade e humor do jornalista motivam o espectador do início ao fim da série. Apesar de experiente, em muitos momentos Latif se mostra tão surpreso quanto quem está assistindo com as descobertas que vão sendo exibidas. “É um show sobre conexões entre nós e nosso mundo, que vão te fazer vê-lo de uma nova maneira”, convida no trailer da série. Prepare a sua pipoca e se jogue no mundo das descobertas!

Leia também: Atriz ensina matemática para vestibulandos no Instagram
Com edição virtual, Escola de Probabilidade começa no dia 31