Navegar

12/08/2021

Em palestra, Villani fala sobre convergência para o equilíbrio

Medalha Fields, deputado na Assembleia Nacional da França e autor de livros de sucesso de divulgação científica e até mesmo de história em quadrinhos. Com um estilo excêntrico, o francês Cédric Villani arrebata plateias mundo afora defendendo a matemática como um exercício de imaginação. E não foi diferente durante a palestra que apresentou nesta quarta-feira (11), para o 33º Colóquio Brasileiro de Matemática. Na plenária, transmitida no canal de YouTube do evento, o pesquisador da Universidade de Lyon falou sobre convergência para o equilíbrio por meio de mecanismos reversíveis em física matemática.

Apresentar o plenarista ao público é “um grande desafio”, disse o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, encarregado da função. “Isso por causa do escopo das atividades do Cédric, que é de tirar o fôlego.” Tendo passado por instituições como o Lycée Louis-le-Grand, a École Normale Supérieure e a Universidade Paris-Dauphine; o matemático francês é “um exemplo perfeito do melhor que o sistema francês de ciência e educação tem a oferecer”, completou Viana.

Leia mais: Prefeitura do Rio e IMPA lançam Olimpíada Carioca de Matemática
Tv Globo relaciona Olimpíada de Tóquio com ‘atletas’ da OBMEP
Na Folha, a curiosa relação entre casamento e logaritmos 

“Como tenho estado densamente ocupado com a agenda política nos últimos meses, é um verdadeiro prazer ter esse encontro aqui, completamente sobre matemática. Espero contribuir com ideias que vocês possam levar para casa”, compartilhou o palestrante. Como ponto de partida para a sua apresentação, Villani falou sobre o problema mais antigo na área de “large time behavior”: a estabilidade do sistema solar. “É o mais famoso. A sua história tem mais de centenas de anos e remonta as equações de Newton”, pontuou.

O pesquisador reuniu algumas soluções propostas ao longo dos séculos por cientistas como Leonhard  Euler (1707-1783), Henri Poincaré (1854-1912) e Lagrange Joseph-Louis (1736-1813), que tentaram descobrir se o sistema solar é ou não estável. “Durante séculos, o ‘clima’ dominante da comunidade científica sobre esse problema oscilou quatro ou cinco vezes entre se era ou não estável. Até hoje não conseguimos resolver isso, matematicamente falando. Temos simulações numéricas, alguns insights sobre elas. Mas permanece uma grande frustração para matemáticos e físicos não conseguir compreender o que se passa.”

O grande propósito da apresentação, declarou Villani, é reforçar que mecanismos reversíveis também podem se estabilizar. “Isso pode acontecer de duas formas. Pode aumentar um mecanismo dissipativo degenerativo. Então teria uma combinação entre a parte reversível e irreversível. O segundo método é que pela mistura de fases, o mecanismo reversível pode amortecer as inomogeneidades.”

Ao final da palestra, Viana comentou que parte do ônus de realizar conferências em formato virtual é a ausência de aplausos. “A essa altura, estaríamos aplaudindo”, garantiu. “E talvez mais importante que isso, sentimos falta da parte dos drinks depois da palestra”, brincou Villani.

Leia também: Visgraf se consolida na principal conferência de computação
No blog Ciência & Matemática: António Aniceto Monteiro