Navegar

11/08/2021

TV Globo relaciona Olimpíada de Tóquio com ‘atletas’ da OBMEP

A 16ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que acaba de finalizar a primeira fase de aplicação de provas, foi destaque no Hora 1, da TV Globo, em matéria exibida nesta quinta-feira (5). Do Japão ao Brasil, a TV Globo relacionou a dedicação dos estudantes para a olimpíada científica com o esforço dos atletas brasileiros que estão competindo nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Em entrevista à equipe de reportagem, Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP, destacou a importância do raciocínio lógico para a participação na competição. “A prova da olimpíada não mede o conhecimento. Ela não quer saber se o aluno é capaz de desenvolver uma equação de segundo grau. Ela quer saber se o aluno é capaz de pensar”, explicou. 

A reportagem trouxe depoimentos de incentivo de atletas brasileiros das Olimpíadas de Tóquio para os alunos que acabaram de passar pela primeira fase da competição matemática. “O que eu mais acredito é no treinamento. É nesse momento, tanto no esporte quanto no estudo que você desenvolve a sua habilidade”, afirmou Isaac Viana, meio-campo da seleção brasileira de vôlei. 

A aluna Júlia Ferreira relatou ter se inspirado nos atletas para seguir motivada em seus estudos por um ano e meio durante a pandemia, período no qual aderiu à educação a distância. “Para os atletas, claro, o resultado é bem importante. Mas a experiência que eles adquirem fica para a vida toda, tanto no esporte quanto na matemática”, disse. 

Dan Glauber,  medalhista de ouro e de prata da OBMEP,  afirmou que mantém o foco para os próximos desafios. “Vontade, mais dedicação, menos preguiça e muito sucesso nas olimpíadas de matemática”, frisou. 

Mas, como reforçou Fernando Scheffer, nadador e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, também é importante aproveitar esse momento. “A gente tem que se preparar muito, o esforço da preparação é importante, mas se divertir também. E sempre acreditar, até o final, que a gente é capaz de fazer o nosso melhor”, afirma.

Enquanto os atletas se preparam para finalizar as Olimpíadas de Tóquio com chave de ouro, os alunos esperam o resultado da primeira fase da OBMEP, que será divulgado em 9 de setembro. Os classificados terão chance de concorrer às medalhas na segunda fase, realizada em 6 de novembro, de forma presencial. 

A reportagem está disponível no Globoplay.