Brasil ganha oito medalhas na Iberoamericana Universitária
A equipe que representou o Brasil na 20ª Olimpíada Iberoamericana de Matemática Universitária (OIMU), realizada no fim de 2017, conquistou oito medalhas — um ouro, duas pratas e cinco bronzes — e duas menções honrosas. Formado por dez competidores, o time brasileiro concorreu com equipes de oito países (Argentina, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Guatemala, México e Portugal).
Valentino Amadeus Sichinel, aluno de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de mestrado do IMPA, foi o único brasileiro a ganhar o ouro nesta edição. Gabriel Fazoli Domingos, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Thiago Landim de Souza, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), receberam a prata.
Leia também: Brasil é promovido à elite da matemática mundial
IMPA divulga dossiê do acesso do Brasil à elite da matemática
Brasil está entre as potências em matemática, destaca JN
Thiago Ribeiro Tergolino, do Instituto Militar de Engenharia (IME); Marcelo Soares Campos, Rafael Filipe dos Santos e Daniel Eiti Nishida Kawai, todos da Universidade de São Paulo (USP), e Hudson William Braga Vieira, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), conquistaram medalhas de bronze. As menções honrosas foram entregues a Arthur Ferreira do Nascimento, da USP, e Raoní Cabral Ponciano, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Realizada desde 1998, a olimpíada é disputada por Espanha, Portugal e países da América Latina. Os principais objetivos da competição são identificar estudantes com especial interesse e habilidade matemática, fomentar relações de amizade e cooperação internacional, criar oportunidades de intercâmbio de informação sobre programas de estudo e ensino da Matemática universitária e estimular o pensamento criativo entre os estudantes dos países iberoamericanos.
Para participar do torneio, os competidores não podem possuir título universitário ou equivalente e devem estar matriculados em uma universidade como estudante de graduação. No Brasil, é recomendado que os alunos tenham participado previamente da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) no nível universitário.
A presença do Brasil na competição é organizada pela OBM, iniciativa conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Os resultados gerais da competição podem ser consultados no endereço: https://goo.gl/5u8MHA
Leia também: Folha: Poincaré e Oscar 2º, o rei que amava a matemática
‘Não me recordo de outro país que tenha feito esse percurso’
Projeto do Visgraf une realidade virtual, cinema e teatro