Navegar

17/05/2022

Luna Lomonaco fala sobre sistemas dinâmicos em palestra

Dando continuidade ao ciclo de palestras de apresentação de novos pesquisadores do IMPA, a matemática italiana Luna Lomonaco conversa com alunos e professores em encontro no dia 20 de maio, às 15h30. Intitulada “Cruzando mapas quadráticos com o grupo modular”, a palestra fala sobre o trabalho desenvolvido por ela e pelo pesquisador inglês Shaun Bullet, detalhado em artigo publicado na revista ‘Inventiones Mathematicae’. A apresentação será realizada às 15h30 no Auditório 2, com transmissão ao vivo pelo YouTube do IMPA.

Durante a palestra, o público poderá conhecer o objeto de pesquisa de Luna, que trabalha com sistemas dinâmicos, particularmente com variáveis complexas. “Minha pesquisa está focada no conjunto de Mandelbrot, um fractal que caracteriza o comportamento dos polinômios quadráticos complexos. Mais precisamente, estudo cópias do Mandelbrot dentro e fora do Mandelbrot”, explicou.

Leia mais: Medalhistas da OBMEP participam do Hotel de Hilbert
Festival da Matemática prorroga inscrições para oficinas
IMPA planta mais de 5.500 mudas da Mata Atlântica

Em 2019, Luna se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que reconhece o melhor trabalho original de pesquisa da área. Ela passou a integrar o quadro de funcionários do IMPA em 2020, mesmo ano em que recebeu o Prêmio de Reconhecimento Umalca (União Matemática da América Latina e Caribe) pela atuação em sistemas dinâmicos. Além disso, a matemática foi selecionada duas vezes pelo Instituto Serrapilheira para receber apoio financeiro que, somado, pode ultrapassar R$ 1 milhão. Outra conquista importante foi o Prêmio L’óreal-Unesco-ABC “Para Mulheres na Ciência”, em 2018, criado para promover a igualdade de gênero no ambiente científico.

A pesquisadora conta que foi muito bem acolhida no IMPA e que suas aulas foram recebidas com empolgação pelos alunos. “Em janeiro de 2020, dei um curso de introdução à dinâmica complexa. No primeiro dia de aula, quase não cabíamos na sala. Desde então, venho dando esse curso, que não existia antes de eu entrar no IMPA e agora já faz parte da grade regular”, detalhou. 

O ciclo de seminários de apresentação de novos pesquisadores contou também com a apresentação de outros três integrantes do corpo científico. As palestras dos pesquisadores Lucas Ambrozio e Paulo Orenstein estão disponíveis no YouTube do IMPA.

Leia também: Internacionalização é traço marcante dos 70 anos do IMPA
Viana comenta ‘previsibilidade’ do futebol, em coluna na Folha