Navegar

13/05/2022

IMPA planta mais de 5.500 mudas da Mata Atlântica

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) iniciou o plantio de 5.529 mudas nativas da Mata Atlântica no terreno onde está construindo o novo campus sustentável, no Jardim Botânico. Na primeira semana de trabalho mais de 200 mudas já foram plantadas.

A ação faz parte de medida compensatória pela construção da edificação. Na primeira fase, iniciada em maio, 2.000 mudas de Pau Brasil, Palmito-juçara, Jequitibá, Ipê-dourado, entre outras, estão sendo plantadas. O trabalho ocorre numa área de 40.000 m², dentro do terreno de 251.824,72 m². 

Leia mais: E-book sobre teoria dos números está disponível
Internacionalização é traço marcante dos 70 anos do IMPA
Viana comenta ‘previsibilidade’ do futebol, em coluna na Folha

Com a compensação, haverá o enriquecimento florestal, em razão da retirada de espécies exóticas (jaqueiras) e do plantio de diversas espécies nativas, que vão contribuir para a proliferação da diversidade da fauna e da flora. Em pouco tempo, o terreno terá um número de árvores nativas da Mata Atlântica mais de dez vezes superior ao que havia antes da intervenção.

Novo Campus Sustentável do IMPA

Instalado desde 1981 no Horto, no Jardim Botânico, o IMPA ampliou muito suas atividades científicas e educacionais nos últimos anos, tornando-se necessária a expansão do campus para continuar contribuindo com a sociedade. Com o recebimento da doação do terreno adjacente à atual sede, o Instituto escolheu um projeto integralmente concebido para a solução de problemas ambientais, desde materiais mais leves e de baixo impacto construtivo ao uso racional de água e à gestão de eficiência energética. A proposta arquitetônica conquistou a mais importante competição internacional de projetos sustentáveis em arquitetura, o Prêmio Reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim, da Suíça. 

O IMPA concorre ao Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), pelo início da construção do campus sustentável. Em sua 19ª edição, a iniciativa faz homenagem a brasileiros e instituições que, em 2021, serviram de inspiração por seus trabalhos e dedicação. Os vencedores serão definidos pelos votos de um júri formado por jornalistas e ganhadores de 2020, e do público. Clique aqui para votar.

Saiba mais sobre a obra do campus sustentável do IMPA em: https://impa.br/novocampus/.

Relação das espécies nativas da Mata Atlântica que serão plantadas:

Leia também: Morris é diplomado como membro titular da ABC
No Blog Ciência & Matemática, os mestres anônimos pelo Brasil