Navegar

16/05/2022

Medalhistas da OBMEP participam do Hotel de Hilbert

Jovens apaixonados pela matemática de todas as regiões do país estão participando, a partir desta segunda-feira (16), do 7º Encontro do Hotel de Hilbert, em Florianópolis (SC). Promovido pelo IMPA através da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o encontro reúne quase 200 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio para um mergulho na matemática até 19 de maio. Serão quatro dias de aulas, atividades e desafios, sem qualquer custo para os alunos participantes.

O encontro terá a presença de 14 professores universitários que apresentarão temas inovadores, criativos e curiosos para os estudantes, selecionados de acordo com o desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os alunos participam de aulas, palestras e, a cada dia, são desafiados a resolver o “Problema do Dia”. As melhores soluções serão apresentadas aos colegas e professores.

Leia mais: IMPA planta mais de 5.500 mudas da Mata Atlântica
Internacionalização é traço marcante dos 70 anos do IMPA
Viana comenta ‘previsibilidade’ do futebol, em coluna na Folha

As palestras abordam assuntos como a matemática e a exploração do petróleo, números grandes e sua relação com o universo, como usar a matemática para fazer apostas mais certeiras e como escolher as melhores estratégias em teoria dos jogos. Os professores ainda trazem reflexões sobre geometria, Pitágoras, cartões mágicos, jogos de subtração, sequências numéricas com números figurados e poligonais centrais, entre outros.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou de forma virtual da abertura do encontro e parabenizou os estudantes que estão participando, além de ter destacado o trabalho do IMPA com a realização da OBMEP. A palestra de abertura do professor Krerley Oliveira, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), apresentou a importância da matemática para a sociedade.

Encontro do Hotel de Hilbert

A 7ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert é uma realização do IMPA e  conta com apoio da Fundação Itaú Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A primeira edição foi realizada em Nova Friburgo (RJ), em julho de 2011.

O encontro foi inspirado no “Hotel de Hilbert”, um paradoxo exposto pelo alemão David Hilbert (1862-1943). O matemático apresentou a analogia de um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto seguinte. Em linguagem matemática, com a nova chegada, o hóspede do quarto ‘n’ pula para o quarto ‘n+1’ e assim sucessivamente. Ou seja, apesar de sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.

Leia também: Morris é diplomado como membro titular da ABC
E-book sobre teoria dos números está disponível