Navegar

16/05/2022

Festival da Matemática prorroga inscrições para oficinas

As inscrições para os interessados em realizar oficinas no Festival Nacional da Matemática foram prorrogadas até o dia 14 de junho. A programação do evento, organizado pelo IMPA e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), tem o objetivo de multiplicar o conhecimento da matemática de forma lúdica, interativa e divertida. Os candidatos devem elaborar atividades, como jogos, quizzes ou instalações, a fim de popularizar o ensino, especialmente entre crianças e jovens.

Adiada por conta da pandemia de Covid-19, a 2ª edição do Festival Nacional da Matemática será realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro de 2022, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Além das oficinas, a programação conta exposições, cineclubes e palestras, além de quatro mesas redondas, uma novidade desta edição. O evento oferece um dia exclusivo para visitação de escolas na quinta-feira (29) e dois dias abertos ao público geral, na sexta (30) e no sábado (1º). 

Leia mais: IMPA planta mais de 5.500 mudas da Mata Atlântica
Internacionalização é traço marcante dos 70 anos do IMPA
Viana comenta ‘previsibilidade’ do futebol, em coluna na Folha

“A proposta do Festival é trazer a matemática pelo lado lúdico e instigante para todos. Mostrar que a matemática é um barato! O primeiro Festival teve mais de 18 mil visitantes e foi um enorme sucesso, e tenho certeza que o mesmo sucederá com a edição 2022”, afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Assim como na 1ª edição, em 2017, as oficinas serão escolhidas a partir de um processo seletivo aberto a qualquer pessoa ou escola que tenha um projeto voltado para matemática. Para participar, é necessário ter 16 anos ou mais e elaborar uma atividade que desperte o interesse pela matemática, mostre a sua importância e demonstre sua presença em cada aspecto da vida cotidiana. A avaliação, coordenada pelo professor da UFF Humberto José Bortolossi, será virtual e seguirá critérios como criatividade, princípios matemáticos e originalidade. 

Quem se apresentou ou concorreu à participação no Festival da Matemática de 2017 poderá repetir a submissão para a edição de 2022, seja em versão original ou aperfeiçoada. Já os candidatos que se inscreveram na seleção aberta em 2020 já estão concorrendo para esta edição do evento. O edital e o formulário de submissão estão disponíveis no site do Festival

Durante o evento, as apresentações deverão ter cerca de 30 minutos de duração e ser feitas individualmente, tendo pelo menos um co-autor ou colaborador para dar suporte durante a apresentação. Os selecionados devem ter disponibilidade para participar dos três dias do festival, em todo o horário de funcionamento. Também será preciso comparecer à Marina da Glória em dias e horários combinados para a realização da montagem e preparação do trabalho.

Na edição de 2017, o festival reuniu mais de 18 mil pessoas, em quatro dias de evento. Com entrada gratuita, o Festival aconteceu em três pontos do Rio – Escola Eleva, em Botafogo, Escola SESC de Ensino Médio, em Jacarepaguá e na Nave do Conhecimento Cidade Olímpica, no Engenho de Dentro. Os participantes puderam assistir a palestras de divulgadores internacionais e de jovens talentos matemáticos em oficinas e filmes de curta duração, além de conferirem a exposição Imaginary, inédita no país.

Leia também: Morris é diplomado como membro titular da ABC
E-book sobre teoria dos números está disponível