Navegar

14/09/2020

Luna Lomonaco é a 1ª mulher a ganhar Prêmio UMALCA

As razões filosóficas que motivaram Luna Lomonaco a seguir pela carreira matemática proporcionaram à pesquisadora do IMPA a conquista de mais uma premiação. Nesta segunda-feira (14), ela recebeu o Prêmio de Reconhecimento Umalca (União Matemática da América Latina e Caribe), em cerimônia com transmissão no YouTube, pelo trabalho que vem desenvolvendo em sistemas dinâmicos. A iniciativa reconhece a atuação de jovens matemáticos e leva em consideração a originalidade, profundidade, relevância e perspectivas de cada candidato, assim como o impacto no cenário mundial da matemática. 

“Nos últimos 16 anos, por muitas vezes, não me sentia suficientemente boa como matemática e ouvi muitas histórias parecidas com a minha, principalmente contadas por colegas mulheres. Somos frequentemente diminuídas quando não sabemos algo. E isso faz mal à comunidade como um todo, pois sei que uma condição para você entender algo é você crer que pode entender algo. Quero dizer a todos, em particular a todas, que estão vivendo ou viveram coisas parecidas, que matemática é sobre entender coisas e não se pode apressar o entendimento. Às vezes, demora. Mas sigam tentando e confiando que poderão entender. Quem sabe, poderão chegar aqui, pois eu também não esperava que acontecesse comigo!”, encorajou Luna. 

Leia mais: A matemática nas redes sociais: 5 perfis para seguir
Doutorando do IMPA tem canal premiado em competição
Por que quarta-feira? Viana explica na Folha de S. Paulo

Em 2019, ela se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Depois de passar por seis países pesquisando e atuando como matemática, a pesquisadora veio para o Brasil em 2014, onde trabalhou na Universidade de São Paulo (USP). Desde o início deste ano, é pesquisadora do IMPA, no Rio. 

Em cerimônia virtual, pesquisadora celebrou conquista

Além de Luna, outros três matemáticos também receberam o Prêmio Umalca deste ano. Rafael Potrie, do Uruguai, também em sistemas dinâmicos reconhecido; o argentino Ivan Angiono foi premiado por suas pesquisas em álgebra, e Luis Nuñez Betancourt, do México, pelos estudos em álgebras e suas conexões com a geometria algébrica e combinatória. 

Os vencedores foram definidos pelo Comitê Científico presidido por Andrés Navas e formado por três pesquisadores do IMPA, Carolina Araujo, Felipe Linares e Enrique Pujals, além dos matemáticos Maria Julia Redondo, Liliana Forzani, Nicolas Libedinsky, Alexander Berenstein, Angélica Osorno, Maria Emilia Caballero, Alejandro Ferdman, Ricardo Fraiman, Olga Gil Medrano, Eva Miranda e Wilfredo Urbina Romero. 

O Prêmio Umalca já reconheceu o trabalho de outros matemáticos do IMPA em edições anteriores. Marcelo Viana, diretor-geral do instituto, Claudio Landim, diretor-adjunto, e os pesquisadores Enrique Pujals, Fernando Codá Marques, Carlos Gustavo Moreira, Robert Morris e Henrique Bursztyn também foram premiados.

Confira o discurso de Luna Lomonaco!

Leia também: Matemático Martin Hairer recebe ‘Oscar da Ciência’
Confira 5 fenômenos matemáticos para se inspirar