Navegar

27/05/2020

Irmãos Bohr: do futebol à estrutura do átomo

Reprodução
da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

Em 1913 o físico dinamarquês Niels Bohr (1885–1962) propôs o primeiro modelo quântico do átomo de hidrogênio: o elétron gira em torno do núcleo num número finito de órbitas circulares, pulando de uma órbita para outra quando absorve ou emite a quantidade certa de energia. Por esse trabalho, Bohr ganhou o prêmio Nobel da física em 1922. Mas nunca chegou perto da fama do irmão caçula, Harald.

Harald Bohr (1887–1951) era matemático: fez trabalho importante sobre a distribuição dos zeros da função zeta (teorema de Bohr–Landau) e fundou a teoria das funções quase-periódicas. Mas não foi (só) isso que fez dele um herói nacional: também ajudou o fato de ter jogado futebol pela seleção, levando a Dinamarca a sua primeira conquista internacional.

Leia também: Visgraf lança projeto sobre visualização de dados da Covid
Jacob Palis é homenageado em série ‘Cientistas do Brasil’
IMPA abre duas vagas de pós-doutorado de excelência

Os dois irmãos se interessaram pelo futebol na adolescência, como tantos jovens de classe média alta da época no mundo todo, inclusive no Brasil. Em 1905, jogaram no mesmo time, o Akademik Boldklub. Niels era goleiro, mas não muito bom. Numa partida contra os alemães do Mittweda ficou encostado no poste quando um adversário chutou de longe, tomando um gol fácil de evitar. No final confessou que estava pensando num problema de matemática e tinha esquecido do jogo. Logo abandonou o esporte e se dedicou à física, com mais êxito.

Harald era excelente jogador e foi escolhido para a seleção olímpica de 1908. Foi o primeiro torneio olímpico de futebol reconhecido pela FIFA, e as quartas de final foram também a primeira partida oficial da Dinamarca. Despacharam o time B da França por 9 a 0, com dois gols de Harald. Contra o time principal da França, na semifinal, foi a maior goleada da história da olimpíada: 17 a 1 (e você achava 7 a 1 dureza…). Os franceses ficaram tão mal que se recusaram a disputar o 3o lugar.

A final foi contra a poderosa Grã-Bretanha, inventora do jogo, que venceu por 2 a 0. Harald e seus amigos voltaram para casa com a medalha de prata, e a glória eterna dos heróis olímpicos. Ele ainda jogou mais uma vez pela seleção, vencendo a Inglaterra por 2 a 1, mas depois dedicou-se à matemática. Contam que na sua defesa de tese de doutoramento havia mais fãs de futebol do que matemáticos. Mas estou certo de que todos apreciaram seus teoremas sobre séries de Dirichlet.

Nos anos seguintes a física avançou muito. Em 1915, o alemão Arnold Sommerfeld refinou as ideias de Niels Bohr, combinando-as com a teoria da relatividade. O modelo de Bohr–Sommerfeld explicava muito bem o átomo de hidrogênio e, em 1917, foi usado por Einstein para prever o fenômeno da emissão estimulada de energia que, ao final dos anos 1950, nos daria o laser.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: IMPA ganha prêmio de inovações tecnológicas
Na Folha de S.Paulo, a busca pela estrutura do átomo