Inscrições abertas para o prêmio ‘Elisa Frota Pessoa’
O concurso Elisa Frota Pessoa, que vai premiar os melhores artigos científicos escritos por mulheres de instituições de ensino superior do município do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas até 30 de julho. A premiação homenageia Elisa, uma cientista e física experimental que foi pioneira da atuação feminina na ciência brasileira. O tema do concurso é a relação da ciência e da tecnologia na promoção da igualdade de gênero. Clique aqui e faça sua inscrição.
Segundo o regulamento, os 24 melhores trabalhos receberão uma premiação financeira que soma R$ 170 mil, de acordo com a colocação obtida. Podem se inscrever alunas de graduação, mestrado ou doutorado das áreas de Ciências Exatas, Biológicas, Sociais Aplicadas e Humanas com vínculo ativo em instituições de ensino superior da cidade do Rio. Os trabalhos selecionados serão ainda publicados em um E-book que será divulgado entre as universidades e órgãos de pesquisa.
Leia mais: Folha: Viana conta trajetória de Nicholas Saunderson
Inscrições para Olimpíada Mirim terminam nesta sexta-feira (16)
Maior premiação nacional da OBMEP é destaque na imprensa
“O objetivo é aproximar a prefeitura das universidades sediadas na cidade do Rio de Janeiro com uma política voltada especificamente para a valorização e visibilização das mulheres na ciência e na tecnologia. Nossa missão é desenvolver ações para que essa revolução tecnológica não represente um aprofundamento das desigualdades, mas sim uma oportunidade para a diminuição delas”, destaca a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.
Para concorrer, as candidatas devem cumprir as exigências do edital. Serão aceitos apenas artigos de caráter acadêmico com a abordagem do tema proposto. Além disso, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e deve ter no máximo três autoras. Para mais informações, acesse o regulamento.
Os artigos serão avaliados por uma comissão de especialistas e a cerimônia de premiação será realizada em 19 de outubro. O concurso é organizado pelo Museu do Amanhã, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Leia também: IMPA recebe alunos de escolas públicas e privadas
Lula faz agradecimento à OBMEP nas redes sociais