Navegar

27/07/2022

Victor Perez defende tese em economia matemática

Doutorando Victor Perez

Vindo de uma formação na área de humanas, o doutorando Victor Perez acredita que a transição para a área de economia matemática no IMPA não foi tão difícil. O peruano apresenta, na próxima quarta-feira (27), a tese “Single crossing e implementabilidade no screening bidimensional”, orientada pelo pesquisador Aloisio Araujo. A apresentação acontece às 16h e será transmitida pelo Youtube do instituto

A tese trata de um modelo clássico da economia que estuda a formação de um contrato entre duas partes, sendo que uma delas tem informação privada sobre características próprias que são relevantes para possíveis ganhos em uma relação contratual.

Leia mais: IMPA abre seleção para cargo de Analista Administrativo
Em coluna na Folha, Viana explica mistério das sete pontes
Centro Pi desenvolve projeto de IA em parceria com a Globo

“A gente quer saber que tipo de contrato vai surgir nesta circunstância em que uma das partes pode atuar estrategicamente utilizando esta informação privada para enganar a outra parte e conseguir um contrato melhor para ela mesma. É um modelo bastante clássico em economia, mas quase todos os textos sobre o tema modelam a informação privada como um número, enquanto há muitos contextos nos quais é mais razoável que a informação privada seja multidimensional. Coloco algumas hipóteses que tentam fazer no modelo bidimensional o mesmo trabalho que a hipótese de single crossing faz no modelo unidimensional”, explica Perez.

Formado em economia, o doutorando conta que não se interessava tanto por economia aplicada, e sempre gostou mais do modelamento teórico de problemas econômicos. Apesar da formação focada na área de humanas, ele buscou cursos extracurriculares para entender matemática. “Além das disciplinas de economia, as aulas eram principalmente de história, filosofia e outros temas da área de humanas, mas a maior parte da matemática eu aprendi aqui no IMPA. Acho que a transição foi boa porque eu já tinha  contato com a matemática mais formal por alguns cursos que fiz por lá”, diz.

Após a defesa da tese, Victor Perez vai começar a planejar os próximos passos. O objetivo é ingressar em um pós-doutorado em economia matemática. “Originalmente, minha defesa estava planejada para ser mais para frente, mas foi adiantada. Meu orientador sugeriu que eu aplicasse para o pós-doutorado, só que teria que defender a tese antes do fim de julho. Estou defendendo agora e vou aplicar para alguns pós-docs e pensar para onde vou”, resume.

Leia também: Ex-aluna do IMPA é selecionada para doutorado nos EUA
Prolímpico chega à sua quinta edição em agosto