Navegar

13/07/2022

Na Folha, Viana comenta a entrega da medalha Fields

Maryna Viazovska participou do ICM 2018, realizado no Rio de Janeiro | Crédito: Marcos Arcoverde – ICM 2018

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S. Paulo

Na semana passada, a União Matemática Internacional anunciou os vencedores da medalha Fields de 2022. Premiação mais valorizada do mundo da matemática, a medalha é concedida a cada quatro anos a quatro matemáticos de não mais de 40 anos com contribuições fora de série à disciplina.

Em 2018, o anúncio foi feito no Brasil, durante o Congresso Internacional de Matemáticos no Rio de Janeiro. Quatro anos antes, o brasileiro Artur Avila, pesquisador do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), estava entre os laureados na Coreia do Sul.

Leia mais: Divulgado o resultado final para vaga de Analista Administrativo
Vídeo institucional do IMPA mostra excelência do instituto
Fundação Alexander von Humboldt premia brasileiro

A situação deste ano é inusitada. O ICM de 2022 deveria ter ocorrido em São Petersburgo, na Rússia, mas a guerra da Ucrânia levou a União Matemática Internacional a realizar o congresso online, pela primeira vez na história, e a premiação foi transferida para Helsinki, na Finlândia.

Ainda assim, o anúncio dos vencedores causou sensação, em parte pela presença na lista de uma mulher: a ucraniana Maryna Viazovska, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, é apenas a segunda mulher laureada com a medalha Fields. A primeira, em 2014, havia sido a iraniana Maryam Mirzakhani (1977-2017). Viazovska está acompanhada pelo francês Hugo Duminil-Copin, do Instituto de Altos Estudos Científicos (IHES) de Paris; o britânico James Maynard, da Universidade de Oxford; e o sul-coreano June Huh, da Universidade de Princeton.

O principal trabalho de Viazovska trata do problema do empacotamento de esferas, suscitado há mais de 400 anos por uma questão prática da marinha de guerra britânica, a caminho da hegemonia mundial: como armazenar balas de canhão de modo que coubesse o maior número possível no porão de cada navio?

O problema chegou até o astrônomo alemão Johannes Kepler (1571 – 1630), que o divulgou em trabalho publicado em 1611: como posicionar esferas idênticas num recipiente grande, de tal modo que caiba o maior número possível de esferas?

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Instituto faz treinamento de integridade para colaboradores
Matemática ucraniana é a 2ª mulher a conquistar Fields