Navegar

27 de February de 2018, 16:55h

TV Escola destaca entrada do Brasil na elite da matemática

Xianfeng Zhao, Carla Pinheiro, Rafael Wei, Diego Navarro. Se você quer encontrá-los, o destino é um só, o IMPA, onde são estudantes do concorrido Programa de Verão da instituição, ministrado anualmente para quem faz iniciação científica; mestrado ou doutorado. 

Leia também: Brasil ganha duas medalhas em olimpíada na Romênia
Marcelo Flamarion surfa nas ondas da Dinâmica de Fluidos
Projeto em Brasília aproxima meninas da matemática

O quarteto foi destaque no programa Rede Escola, da TV Escola, que acompanhou o anúncio da entrada do Brasil no chamado grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU), no IMPA. Agora, integramos a elite da matemática mundial, ao lado de países como Estados Unidos, Alemanha, França e China.

Após conversar com o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana; o diretor-adjunto, Claudio Landim; e o pesquisador extraordinário da instituição, Artur Avila, ganhador da medalha Fields, sobre os fatores que levaram o Brasil ao topo da pesquisa matemática, a repórter Clarice Vargas entrevistou estudantes do Programa de Verão e dos cursos de pós-graduação da instituição. Eles contaram como é ser aluno de uma instituição que é referência internacional. 

Leia também: Nota oficial do Instituto de Matemática Pura e Aplicada
Inscrições para a OBMEP 2018 já estão abertas