Navegar

3 de August de 2018, 20:09h

Sun-Yung Alice Chang recebe prêmio Emmy Noether


A matemática chinesa Sun-Yung Alice Chang, da Universidade Princeton (EUA), apresentou há pouco a Emmy Noether Lecture no Congresso Internacional de Matemáticos com a palestra “Conformal Geometry on 4-manifolds”. Logo após sua fala, recebeu uma placa de reconhecimento a sua carreira. Chang é conhecida pelas significativas contribuições em análise harmônica, análise geométrica, equações diferenciais parciais e aplicações de análises em problemas da geometria diferencial.

Leia também: Desafio de robôs encanta alunos e pesquisadores
TV curda mostra o orgulho da família de Caucher Birkar 
Até nos grandes mistérios da arte, a Matemática pode ajudar

Ao receber o prêmio, Chang agradeceu e homenageou a matemática alemã Emmy Noether (1882-1935), que dá nome à palestra. Noether realizou contribuições notórias aos campos de física teórica e álgebra abstrata, revolucionando as teorias sobre anéis, corpos e álgebra, além de explicar a conexão fundamental entre a simetria na física e as leis de conservação. Matemáticos renomados, como David Hilbert, Albert Einstein e Hermann Weyl, consideraram-na a mulher mais importante na história da Matemática.

O objetivo da palestra é saudar mulheres que contribuíram de forma fundamental e sustentável à ciência matemática. A tradição das palestras foi iniciada, em 1980, pela Association for Women in Mathematics (AWM). Desde 1994 é apresentada uma palestra especial adicional no ICM. Em 2011, Chang já havia proferido a Emmy Noether Lecture na AWM, nos EUA.