Navegar

16/01/2023

Stone traz jovens talentos da matemática ao IMPA

Aluna do 3º ano do Ensino Médio, Cecília Mileski foi uma das 12 jovens que visitaram o IMPA, na última quinta-feira (12), durante a programação da “Semana Potencializa”, promovida pela empresa de pagamentos Stone para jovens talentosos da área de exatas.

Medalhista de ouro da 16ª e 17ª OBMEP, Mileski conta que está decidida a cursar uma graduação que “tenha muita matemática”. A visita ao IMPA foi o primeiro contato da jovem com o trabalho de pesquisadores da área. 

Leia mais: Aluno de Cipotânea (MG) conquista 1º ouro da cidade
TV Globo destaca viagem de medalhistas à Disney e à Nasa
Na Folha, Viana fala sobre a conjectura da sensibilidade

“O IMPA é muito bonito, ainda mais porque qualquer lugar que você olha tem natureza! Conhecemos a biblioteca e também a pesquisa de alguns alunos no Centro Pi. Foi muito legal, porque pude ver a matemática sendo feita na prática”, comentou Cecília, que também conquistou um bronze na OBM.

No instituto, eles foram recebidos pelo diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, que comentou a importância da olimpíada na identificação de novos talentos, e pelo pesquisador Lucas Nissenbaum, que mostrou os trabalhos realizados no Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA).

Centro Pi foi um dos locais visitados

Encantados com a tranquilidade e natureza que cercam o instituto, o grupo também explorou a biblioteca do IMPA, que tem o maior acervo de livros e periódicos matemáticos da América Latina, o salão de leitura e os gabinetes de pesquisadores.

Estudantes conheceram espaços e pesquisadores do IMPA

O projeto selecionou jovens de todo o Brasil para participarem de uma imersão no universo do empreendedorismo, da tecnologia e inovação. O grupo visitou laboratórios na cidade do Rio, participou de rodas de conversa com especialistas e empreendedores, realizou atividades práticas e solucionou desafios. Além disso, os estudantes receberam mentorias individuais.

Os alunos visitaram ainda a PUC – Rio, o Museu do Amanhã e o Cristo Redentor. Ao todo, participaram sete medalhistas da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), três da OBI (Olimpíada Brasileira de Informática)  e dois do Instituto Alpha Lumen.

Leia também: Confira as oportunidades de trabalho no IMPA
Nina da Hora e Julia Jaccoud integram Programa de Verão