Navegar

10/01/2023

Nina da Hora e Julia Jaccoud integram Programa de Verão

Nina da Hora

A cientista da computação Ana Carolina da Hora, conhecida como Nina da Hora, e a professora de matemática Julia Jaccoud estão entre os alunos do Programa de Verão do IMPA que começou no último dia dois e se estende até 3 de março. Juntas, as duas reúnem mais de 250 mil seguidores no Instagram, Twitter e YouTube e têm em comum a iniciativa de compartilhar conhecimento e aprendizados científicos na internet.   

Em 2021, Nina entrou na lista da “Forbes under 30”. A revista seleciona jovens com menos de 30 anos que se destacaram em diversos segmentos. 

A divulgadora científica e “hacker antirracista”, como se autodenomina, já participou de três edições do Programa de Verão. No entanto, esta é a primeira vez nas aulas presenciais do IMPA. “Conhecer o campus e a biblioteca foi muito bom. A primeira coisa que percebi foi os bancos e os espaços para a galera respirar. Além disso, a troca que acontece com o pessoal também é muito importante. Tem gente do Peru, alunos de mestrado e de graduação. Esse contato é muito legal.” 

Leia mais: ‘Meu sonho era conhecer o IMPA’, diz professor do Pará
Últimos dias para solicitar apoio de até R$ 20 mil do INCTMat
Serrapilheira e Faperj fazem edital para negros e indígenas

Aluna das disciplinas de “Machine Learning” e “Computação, Lógica e Teoria dos Conjuntos”, a jovem conta que um dos objetivos no curso é fortalecer a parte teórica dos conteúdos e se preparar para o mestrado.

“A Teoria dos Conjuntos vai me ajudar na preparação para o mestrado e doutorado, e também vai me dar uma base para entender as consequências de algumas soluções tecnológicas, no que se refere a inteligência artificial (IA). Então, o curso me dá uma base que antecede a prática de IA que é muito importante. Consigo visualizar as aplicações, mas quero saber o que acontece por trás dessa aplicação”, explicou.

Julia Jaccoud

A professora de matemática Julia Jaccoud, que também já havia participado do Programa de Verão, se inscreveu neste ano no curso de Álgebra Comutativa. Para a criadora do perfil “A Matemaníaca” no Youtube, que conta com 106 mil inscritos, o mais importante na vinda ao IMPA é o contato com pesquisadores e demais alunos.    

“Acredito na ciência que é feita de pluralidade e de colaboração de forma criativa, e acho que ter a oportunidade de sair de um instituto e seguir para outro, conhecer pesquisadores, demais professores e colegas, nos faz ter uma visão diferente da matemática e evoluir.”

Licenciada pelo IME- USP, Julia brinca: “Matemática se faz no café do IMPA. É um lugar onde me desafiei bastante, espaço de muito crescimento e muita maturidade.”

Sobre a “Matemaníaca”, a professora define a página como “um espaço para incentivar as pessoas a terem experiências positivas com a matemática.” 

Programa de Verão

O Programa de Verão do IMPA começou em 2 de janeiro. O curso é gratuito e as atividades se estendem a alunos e pesquisadores de outras instituições. Dividido em três disciplinas de iniciação científica, 9 de mestrado, 7 de doutorado e 10 seminários, o programa vai até 3 de março. As aulas também são disponibilizadas pelo YouTube do IMPA. 

A lista de disciplinas está disponível no site, assim como os horários das atividades. Confira aqui. É possível se inscrever até 16 de janeiro.

Leia também: Curso de Verão reúne brasileiros e estrangeiros no IMPA
OBMEP: Orgulho em dose dupla na família Santos