Navegar

12/01/2023

TV Globo destaca viagem de medalhistas à Disney e à Nasa


Com animação, os medalhistas da Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), realizada em 2021, já preparam as malas para uma viagem aos parques da Disney e à Agência Espacial Americana (Nasa), nos Estados Unidos. Em reportagem nesta quarta-feira (11), o Bom dia Rio, da TV Globo, destacou a expectativa dos alunos com a viagem que está marcada para o final deste mês. 

Fruto de uma parceria entre o IMPA e a Prefeitura do Rio, a OCM 2021 contou com a participação de 200 mil estudantes do 2º ao 9º ano de escolas da rede municipal do Rio. Entre os medalhistas, 62 jovens com a melhor colocação foram premiados com a viagem e já receberam um kit com mala de bordo, mochila, casacos, tênis, entre outros itens.

Leia mais: Na Folha, Viana fala sobre a conjectura da sensibilidade
Confira as oportunidades de trabalho no IMPA
Nina da Hora e Julia Jaccoud integram Programa de Verão

Em entrevista à reportagem, o medalhista Wallace Nogueira  falou sobre a ansiedade para embarcar no fim do mês. “[A expectativa] está nas alturas desde 2021 e não baixou nem um pouco. Só vai aumentando mais. Cada vez que chega mais perto, fico mais ansioso”, comentou.

A matéria ouviu também Maria da Glória Nogueira, mãe de Wallace, que trabalha como gari e criou três filhos sozinha. “O Wallace é muito centrado no que ele faz. Se ele tem aquele objetivo e se é aquilo que ele quer, ele vai. Ele merece.”

Outra aluna que se prepara para a aventura é Sofia Cabral Mello. “Fiquei muito feliz! Não achei que eu ia conseguir, na verdade, não dei muito crédito. Mas na hora percebi que era real. Acho que é muito importante [a OCM] porque incentiva o estudo e a prova estimula o raciocínio lógico.”

A iniciativa também premiou com notebooks e cursos de programação e de inglês os 160 alunos que mais se destacaram na prova. Ainda foram distribuídas medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa para os participantes.

Além deles, professores e diretores das escolas em que os alunos tiveram melhor desempenho também foram premiados. Em novembro do ano passado, eles fizeram uma viagem de formação na Universidade de Columbia, em Nova York.

As onze escolas que tiveram o maior número de alunos premiados levaram, cada uma, um cheque de R$ 60.000 destinado à criação de laboratórios maker com equipamentos como máquinas de impressão 3D e placas de robótica.

Confira a matéria completa do Bom Dia Rio.

OBMEP inspirou Olimpíada Carioca de Matemática 

A OCM foi criada em 2021, nos moldes da OBMEP, com o objetivo de estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos e oferecer uma competição saudável para os alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. 

O IMPA foi responsável por elaborar todas as provas da competição, que, em sua primeira edição, contou com a participação de cerca de mil escolas da cidade. Atenta à questão da representatividade, a iniciativa dividiu prêmios igualmente entre meninos e meninas.

A 2ª Olimpíada Carioca de Matemática foi realizada em 2022, com a participação de mais de 300 mil alunos, e tem previsão de divulgação dos resultados até o final de fevereiro.

Leia também: ‘Meu sonho era conhecer o IMPA’, diz professor do Pará
Últimos dias para solicitar apoio de até R$ 20 mil do INCTMat