Navegar

29/06/2021

Simpósio sobre sistema político começa semana que vem

Começa na semana que vem o simpósio realizado pelo IMPA e pela Câmara dos Deputados para debater mudanças no sistema político brasileiro com ideias da matemática e de outras áreas.

O encontro é virtual e terá palestrantes como o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Barroso estará na sessão de abertura com o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Leia mais: Aplicação da 1ª fase da OBMEP começa nessa segunda (28)
Villani e Hairer estão entre os plenaristas do 33º CBM
Pedro Borges aplica a ‘mágica’ da matemática à alta tecnologia

O “Simpósio Interdisciplinar sobre o Sistema Político Brasileiro & XI Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados”  é organizado também pelo Economics and Politics Research Group (EPRG) e a Universidade de Brasília (UnB). 

Ao longo dos cinco dias do evento, que acontece de 5 a 9 de julho, o IMPA vai apresentar propostas sobre como aplicar ferramentas da matemática e da economia para melhorar gargalos do sitema político brasileiro. 

Pesquisadores e profissionais da política e da matemática discutirão problemas e soluções para questões das atuais regras eleitorais, como o financiamento e controle de partidos, a transferência de votos e o modelo de candidaturas, além de temas como a renda mínima e as alianças políticas. O simpósio vai ter apresentação de artigos enviados por pesquisadores, debates e painéis com grupos de especialistas como advogados, cientistas, sociólogos e políticos.

A programação completa pode ser consultada aqui.  

O evento virtual é gratuito e aberto a todos os públicos. Todo o simpósio será transmitido pelo canal do IMPA no YouTube. Quem quiser participar tem até o dia 30 de junho para se inscrever. 

Leia também: Tese do mexicano Ezequiel Soto conquista prêmio da SBMAC
Marcelo Viana na Folha: uma descoberta pop da ciência